Brincadeira de dentista, como é bom!

 In Público em geral

Mesmo em tempos de evolução tecnológica e de uma odontologia mais humana, não são poucos os exemplos de deturpação, por vezes jocosa, da imagem da profissão.

Lutar contra isso é quase tão difícil, quanto a nossa batalha diária para erradicar cáries (e outras doenças bucais), do convívio das comunidades…

A associação do profissional dentista com a dor, sofrimento e desconforto ainda é estimulo para humoristas, filmes, matérias jornalísticas sensacionalistas e outras ultrapassadas exposições da mídia, como se essa atividade fosse praticada por verdadeiros ” inimigos da sociedade”…

Não sou contra o bom humor, ao contrário, apenas não consigo rir do ” humor negro” que alimenta o terror e o temor das pessoas pela figura desses profissionais de saúde.

Quando o assunto é rir da odontologia eu escolho a piada bem posta e, principalmente, a brincadeira de criança.

Me divirto, quando vejo “os pequenos” brincarem com as inúmeras simulações do nosso ambiente de trabalho.

Sinto na pele o quanto isso humaniza a profissão e aproxima as “cabeças do futuro”, de uma visão mais realista e de conforto com o ambiente do consultório dentário.

As simulações do “ser dentista”, quando bem orientadas pelos novos brinquedos e pelas velhas brincadeiras que estimulam o ato de ” querer cuidar do outro”, valem bem mais do que aparentam…

Recent Posts