Bruxismo causa zumbido no ouvido?

 em Público em geral

Quando acorda você sente dores de cabeça ou já percebeu algum dente lascado? Notou que o encaixe das arcadas não está normal? Se respondeu sim a todas essas perguntas você pode estar sofrendo de bruxismo, um distúrbio que afeta cada vez mais crianças e adultos. Na infância, fatores fisiológicos durante a formação da curvatura da boca e a hiperatividade podem desencadear a disfunção, já nos adultos, o fator primordial é o estresse.

Durante o dia é comum notar alguns movimentos repetitivos como a pressão da língua no céu da boca ou nos dentes superiores, mas se começlar a sentir dores ou algum desconforto procure logo um clínico e faça uma avaliação. O bruxismo causa zumbido no ouvido e pode levar a uma  disfunção nas articulações temporomandibulares – ATM, região próxima da área do ouvido.

Quando procurar ajuda

É na hora de dormir que o organismo costuma descarregar toda a tensão do estresse e da ansiedade do dia-a-dia. A força máxima da mordida durante o sono pode chegar a até 5 vezes mais do que quando estamos acordados, e na grande maioria dos casos, quem percebe que há algo errado são os pais ou a pessoa que dorme do lado. Quando for à consulta, reúna informações como o surgimento, intensidade e frequência dos sintomas, e se já estiver um acompanhamento, leve o histórico médico com você.

Causas do bruxismo

Já mencionamos o estresse como uma das causas do bruxismo, mas a fadiga física e emocional também contribuem muito para agravar o quadro. O alinhamento anormal dos dentes ou um procedimento mal finalizado também podem acarretar desconforto na boca e dores no maxilar. Portanto, se sentir que um dente não está se encaixando no de baixo ou esteja em atrito, conculte um dentista!

Sintomas podem ser de origem muscular ou articular:

  • De origem muscular:

.Dor na mandíbula ou nas regiões próximas como nuca e pescoço

Dores de cabeça e pressão na nuca e testa

Zumbido no ouvido, sensação de dor no ouvido, ou sensibilidade a sons muito graves ou agudos demais

Limitação da abertura da boca

Tontura e labirintite

Casos de nevralgia

  • De origem articular:

Dificuldade de mastigar e de abrir a boca

Estalos nas articulações da boca e pescoço

Luxação e dores na articulação da mandíbula

Outros sintomas comuns:

Sonolência diurna ou insônia.
Transtornos alimentares.
Irritabilidade.
Dentes moles ou camadas expostas
Aumento da sensibilidade dentária

Tratamento e prevenção

O tratamento consiste em reduzir as dores faciais e o desgaste dos dentes, por isso,  é indicado o uso de placas interoclusais. As de silicone são flexíveis, porém, são indicadas apenas em casos mais leves. Já as de acrílico são rígidas e “amortecem” melhor a pressão dos dentes e os movimentos involuntários da boca durante o sono.

Parte do sucesso do tratamento depende muito do equilíbrio emocional do paciente, portanto, procure relaxar os músculos da face durante o dia e faça disso um hábito. E Nos momentos em que sentir dor, compressas quentes na região da mandíbula promovem um alívio imediato.

Muitas vezes, seu dentista poderá sugerir terapias e a indicação de medicamentos ansiolítcos e antidepressivos. Mas algumas fórmulas fitoterápicas e homeopáticas que apenas relaxam antes de dormir são muito bem vindas.

Tomar banhos relaxantes e ouvir uma música suave enquanto lê um livro pode ajudar antes de dormir.

Ao acordar, faça alongamentos para descarregar as tensões articulares da cabeça e procure respirar calmamente, e se puder, reserve um tempinho para a yoga ou meditação.

Os dentes são responsáveis pelo equilíbrio dos músculos, articulações e ligamentos, e qualquer alteração pode causar incômodo. Lembre-se que o bruxismo pode causar zumbido no ouvido e se não for tratado, pode levar a complicações graves como perda óssea e de ligamentos. Tenha sempre em mente que uma  higienização correta 3 vezes ao dia, as visitas ao dentista a cada 6 meses e o controle do estresse podem trazer muitos benefícios à saúde da sua boca.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo, compartihe com seus amigos e deixe um comentário na nossa página!

Publicações recentes

Deixe um comentário