Café pode colaborar com a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

 In Público em geral

Uma das formas de câncer mais maléficas a auto-estima e ao bem estar das pessoas, pode ter no café um aliado importante para a sua prevenção.

Segundo estatísticas dos principais orgãos de vigilância e de saúde do país, cerca de a 5% a 10% dos problemas de câncer estão localizados na cabeça e pescoço, onde se manifestam na região do nariz, boca, garganta, faringe, pele, glândulas salivares e tireóides.

Os mais frequentes são os de boca, provocados principalmente pelo abuso nos cigarros e nas bebidas alcoólicas, e os de pele, devido aos excessos de exposição ao sol. A incidência maior dessa doença pode ser vista entre os homens. Já a população feminina, é menos atingida, pois de uma maneira geral as mulheres são mais cuidadosas com a higiene e a saúde – apesar do aumento de casos de abuso sobre os limites para a saúde, nesse segmento.

Entender esse mecanismo do café é muito interessante e educativo para a continuidade das pesquisas, surgimento de novas medicações e uso adequado desse alimento.

Esse link da Revista Veja permitirá que o nosso leitor disponha de maior compreensão sobre esse relacionamento benéfico entre o café e a prevenção dessa forma temida de câncer:
http://veja.abril.com.br/blog/diz-estudo/pesquisa/cafe-pode-prevenir-cancer-de-cabeca-e-pescoco

Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontology

Recent Posts