Cárie dentária: quem são os vilões dos dentes do seu filho?

 In Cárie, Para seus filhos

Nada traz mais satisfação a uma mãe e a um pai do que ver o sorriso do seu filho, não é mesmo? E para garantir dentes bonitos e saudáveis na infância é importante investir na escovação diária com produtos adequados e em visitas preventivas ao dentista. Mas existe um outro fator que pode influenciar a saúde bucal e principalmente o risco de cárie dentária nos primeiros anos de vida: a alimentação.

É senso comum que frutas, vegetais, hortaliças e leite fazem parte de uma alimentação saudável e nutritiva, essencial para o desenvolvimento adequado das crianças. Mas você conhece os vilões dos dentes do seu filho? Conheça, neste post, os alimentos que aumentam os riscos de cáries e outros problemas bucais, como acúmulo de placa bacteriana, tártaro e mau hálito:

Açúcar

Não é nenhuma surpresa que o açúcar está no topo da lista de alimentos causadores de cárie dentária. As bactérias responsáveis por esse problema se alimentam do açúcar, presente em balas, chocolates, doces, sucos e guloseimas. Comer esses alimentos com frequência é um prato cheio para as bactérias, e se a higiene não for bem-feita, é inevitável o aparecimento de cáries e problemas na gengiva.

Alimentos ricos em amido

Entram nessa categoria os pães, bolos, biscoitos, bolachas, batata e macarrão. Além de aderir ao dente e dificultar a limpeza, esses alimentos são ricos em carboidratos refinados, que se transformam em açúcar e atraem as bactérias causadoras da cárie dentária.

Frutas cítricas

Frutas como abacaxi, limão, laranja, acerola e kiwi podem causar um problema chamado de erosão ácida: por serem ácidas, elas causam um desgaste no esmalte dos dentes, facilitando o aparecimento de cáries e aumentando a sensibilidade. Por outro lado, as frutas cítricas estimulam a produção de saliva, que contribui para a limpeza dos dentes. A saída, então, é não exagerar no consumo e sempre beber um copo de água logo depois.

Refrigerantes

Os refrigerantes são duplamente prejudiciais à saúde dos dentes: são bebidas ácidas e contém grande concentração de açúcar. Enquanto o ácido desgasta o esmalte dos dentes, o açúcar serve de alimento para as bactérias presentes na boca. O resultado não poderia ser outro: cárie dentária. Se não puder abolir de vez os refrigerantes, limite o consumo e aguarde cerca de vinte minutos antes de escovar os dentes.

Xarope para tosse

Acredite, um simples xarope para tosse pode ser um grande vilão dos dentes do seu filho! Como eles precisam ter sabor agradável para melhorar a aceitação da criança, os xaropes (e outros medicamentos receitados para crianças) costumam ter grandes quantidades de açúcar.

Se for tomado antes de dormir, por exemplo, e não for seguido por uma boa higienização, o risco de cárie dentária aumenta ainda mais. Por isso, se o seu filho estiver em tratamento com xaropes ou medicamentos açucarados, você já sabe: capriche na escovação!

É claro que é impossível eliminar totalmente esses alimentos do cardápio, mas moderação é a palavra-chave para um sorriso bonito e saudável, desde a infância até a idade adulta. Reforçar a higiene após o consumo desses alimentos, beber bastante água e visitar o dentista regularmente também são boas maneiras de evitar a cárie dentária.

E você, como cuida dos dentes do seu filho? Conte pra gente nos comentários!

Recent Posts

Leave a Comment