Cárie não é brincadeira! Saiba aqui como tratar o problema

 In Profissionais da saúde, Público em geral

A cárie é um apodrecimento do dente que causa lesões na estrutura dentária e dor, de acordo com o grau de gravidade da infecção. Cuidar desse problema evita uma série de desconfortos, além de manter uma aparência bucal mais bonita.

Você já sofreu de cárie alguma vez na vida? Veja como tratar os seus dentes para não passar por esse tipo de sufoco.

Cuidando dos dentes desde cedo

O cuidado efetivo dos dentes para prevenir as cáries deve começar ainda na barriga da mãe. Quando isso acontece, as chances de aparecer este problema são bem menores. A arcada dentária de uma criança começa a se formar a partir do sexto mês de gravidez. Nesta época, o indicado é evitar o consumo de drogas e bebidas alcoólicas.

Já depois de nascido, os cuidados com o bebê também permanecem. É importante a mãe sempre preparar o seio antes da amamentação e, logo após o ato, limpar a gengiva da criança com um algodão molhado para deixá-la longe de qualquer bactéria.

Dente Cariado. E agora?

Se você não tomou todas as precauções, como consultas regulares ao dentista e uma higiene bucal correta, deve tratar a cárie o mais rápido possível. Quanto mais cedo você atestar o problema, mais rápido e fácil será o tratamento. Dessa forma, mantenha a regularidade de consultas ao dentista de pelo mesmo seis meses para não sofrer com as dores de uma cárie.

O tratamento é feito com obturação, coroa ou, em casos mais extremos, a extração do dente. Para cáries descobertas logo no início, uma simples aplicação de flúor para limpar sua boca e retirar a placa bacteriana que ainda está se instalando sobre seu dente resolve o problema.

E se você não cuidar do problema?

Deixando de tratar a sua cárie, não é só a estética que fica comprometida. Além de correr o risco de infecções em dentes vizinhos, ainda podem ocorrer problemas de saúde em diversos órgãos do seu corpo. Quando não se trata a cárie, as bactérias podem desenvolver-se a um estágio avançado e cair na sua corrente sanguínea, passando a circular por todo o seu corpo, deixando-o também doente.

Para casos mais graves, uma simples cárie que não foi tratada ajuda a desenvolver um problema de saúde chamado de endocardite bacteriana, que é uma infecção do músculo cardíaco, envolvendo o endocárdio e as válvulas do seu coração.

Como Prevenir

Quando pequeno, você já deve ter ouvido que não podia comer muito doce, pois teria problemas com cáries. Isso não era uma mentirinha de seus pais. O açúcar ajuda de fato as bactérias causadoras da cárie a se desenvolverem mais rapidamente e é um dos principais responsáveis por este problema.

A escovação correta e frequente, além de uma limpeza com flúor e enxaguantes bucais, também ajudam a prevenir contra a cárie. O ideal é você escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, sendo uma ao acordar e outra na hora de dormir. Mas claro, escovar mais vezes ao dia é ainda melhor! Passe também o fio dental para manter a sua gengiva sempre limpa.

Agora que você já sabe que não pode brincar com as cáries, realize visitas regulares ao seu dentista para verificar se há ou não o aparecimento deste problema. Só assim você pode manter seus dentes bonitos e sadios! Ah, mas antes de marcar uma consulta, deixe um comentário dizendo o que achou do texto!

Recent Posts

Leave a Comment