Cáries entre os dentes: saiba como prevenir

 In Cárie, Fio dental, Interdentais

A cárie, doença característica pela deterioração dentárias, é causada por bactérias que geram aberturas e lesões estruturais nos dentes. O problema pode atingir adultos e crianças e geralmente é provocado pela má alimentação, falta de cuidado com a higiene bucal e hereditariedade.

Conheça a cárie interproximal

A cárie entre os dentes também é conhecida como interproximal. A localização desse tipo de cárie dificulta o seu diagnóstico clínico e radiográfico, além de o acesso para a remoção e o prognóstico serem dificultosos.

A difícil visualização da cárie interproximal é um dos agravantes para que a doença seja rigorosamente prevenida. A deterioração só pode ser vista a olho nu quando já está muito extensa ou quando algum dente próximo cai, o que possibilita visualizar o dente afetado. Porém, de modo geral, ela só é diagnosticada através de radiografia específica.

Os fatores que causam a cárie entre os dentes são: a má alimentação, como a ingestão excessiva de açúcar, e a má higienização bucal, sem o uso dos itens apropriados para realizar a limpeza da boca.

Como prevenir cáries entre os dentes

A cárie entre os dentes pode ser evitada com a realização da higiene bucal adequada, com o uso de fio dental e escova interdental. Trata-se do tipo mais comum entre adultos e crianças e pode ser prevenida tomando medidas simples. Saiba como:

  • Mantenha a higiene bucal em dia. Escove os dentes após as refeições, faça bochechos com enxaguante bucal adequado,  passe fio dental e use escova interdental, em especial à noite.
  • Consulte o dentista regularmente. O profissional de odontologia tem a capacidade e ferramentas necessárias para fazer limpeza bucal profunda e avaliar o risco de complicações na boca, evitando cáries severas ou mesmo doenças irreversíveis, como a periodontite.
  • Prefira alimentos saudáveis. Opte sempre por comidas e bebidas que não sejam nocivas à saúde bucal. Evite, por exemplo, açúcares, álcool e produtos com corantes.

Fio dental x escova interdental

A escova de dente cumpre uma função fundamental na higienização da boca, porém, ela não consegue ajudar a realizar a limpeza interdental. Para prevenir a cárie entre os dentes, é importante usar o fio dental convencional ou a escova interdental, que tem ganhado cada vez mais espaço nas prateleiras dos itens de higiene bucal.

A escova interdental é fácil de utilizar  e garante uma limpeza mais profunda. Ela atua na remoção de restos alimentares em áreas que a escova comum nem o fio dental atinge. O seu formato em cilíndrico, facilita a limpeza de dente por dente, principalmente em partes em que o fio dental não apresenta tanta eficiência.

 

Veja por que optar pela escova interdental:

Indicada para todos

Atualmente, é possível encontrar vários tamanhos e formatos de escovas interdentais, conforme a necessidade de cada indivíduo. Diferentemente do que muitos pensam, esses itens não são indicados apenas em casos de uso do aparelho ortodôntico, sendo ótimos aliados para todas as pessoas que querem manter a saúde da boca em dia.

Mais eficaz que o fio dental

O uso do fio dental não garante a limpeza total das áreas interdentais, pois não consegue alcançar todas as superfícies. 

Prevenir complicações bucais significa cuidar da saúde plena do organismo, uma vez que a boca tem funções essenciais, como na comunicação e alimentação, além de ter importante papel psico-emocional para o ser humano. O que você tem feito para evitar cáries entre os dentes? Compartilhe conosco nos comentários.

Recent Posts

Leave a Comment