Cáries são contagiosas?

 In Público em geral

Uma dentista de Chicago alerta: cáries são contagiosas e, pior, elas são transmitidas o tempo todo. Os maiores culpados pela causa de cáries sempre foram os doces, refrigerantes, o açúcar, a cárie é causada principalmente por bactérias que ficam presas nos dentes e se alimentam do resto de alimentos. Elas produzem ácidos que estragam os dentes.

Como um vírus que pode ser transmitido de uma pessoa a outra, as cáries causadas por bactérias também. Uma das mais comuns é a Streptococcus mutants. As crianças são as vítimas mais vulneráveis. Estudos mostram que elas adquirem daqueles que cuidam delas, por exemplo, quando a mãe experimenta a comida para sentir se não está muito quente, de acordo com a dentista Margaret Mitchell, de Chicago. Outros estudos mostram que entre casais também acontece a troca.

?Uma paciente, que devia ter seus 40 anos, que nunca teve cárie desenvolveu duas, de repente. Ela estava até tendo problemas em sua gengiva?, conta Margaret. A dentista acabou descobrindo que a mulher estava namorando um homem que não visitava o dentista há 18 anos. Para diminuir o risco, ela recomenda escovação e fio dental e mascar chicletes sem açúcar. Além disso, tomar cuidado, pois as cáries podem passar de boca para boca.

Fonte: hypescience.com

Recent Posts