Caroços na língua? Descubra o que pode ser!

 In Público em geral

Se você descobriu alguns carocinhos na língua, não sabe o porquê de eles terem aparecido e começou a ficar preocupado, o post de hoje é para você! Caroços na língua podem representar coisas diversas, desde papilas gustativas até casos de câncer. Quer descobrir o que você pode fazer para diferenciá-los? Então, continue a leitura!

Como é a estrutura da língua?

A língua possui uma superfície rugosa, cheia de sulcos e vales que aumentam o contato do tecido com o alimento e permitem uma maior apreciação dos sabores. A maioria desses sulcos e vales possuem as papilas gustativas fungiformes, foliáceas e filiformes. Já as papilas circunvaladas são estruturas maiores, arredondadas e bem visíveis a olho nu, que costumam ficar bem no fundo da língua, dispostas em forma de V.

O que são os caroços na língua?

As três principais possibilidades são de que os caroços sejam papilas do tipo circunvaladas, lesões traumáticas ou lesões cancerígenas.

Papilas circunvaladas

Primeiramente, pode ser que os caroços sejam justamente essas papilas circunvaladas. Por serem bem grandes, elas podem ser vistas a olho nu, então, é comum observamos pequenos botões sobre a superfície da língua, de coloração normal e sem sinais de inflamação. As papilas circunvaladas sempre estiveram lá, mas pode ser que só agora você tenha reparado nelas.

Lesões traumáticas

Outra possibilidade é que se trate de uma pequena lesão provocada por trauma, como uma mordida acidental, que você até já se esqueceu que ocorreu, mas a lesão continua lá. Nesses casos, o local costuma ficar avermelhado, inchado e até com pequenos sangramentos, porém, com o tempo, a lesão vai cicatrizando e acaba desaparecendo dentro de uma ou duas semanas. Dentro das lesões traumáticas, podemos incluir as aftas.

Lesões cancerígenas

O câncer de língua também costuma surgir como um pequeno caroço, semelhante a uma afta, que dói e pode sangrar. A grande diferença em relação às lesões traumáticas é que as lesões cancerígenas não tendem à cicatrização e continuam presentes após duas semanas. Ao longo dos meses, elas podem até crescer de tamanho e aumentar o sangramento.

Qualquer pessoa pode ter câncer na língua?

A princípio, sim, mesmo que as chances sejam pequenas. No entanto, há alguns fatores de risco que aumentam a incidência de câncer na língua. O tabagismo e o consumo de grandes quantidades de álcool são os principais, afetando, principalmente, homens de meia idade.

Além disso, má higiene bucal, uso de próteses dentárias mal adaptadas e até a prática de sexo oral sem preservativo podem contribuir para a origem do câncer na língua.

Como ter certeza de qual tipo de caroço eu tenho na língua?

Para ter certeza, o ideal é que você procure um profissional da área, como um dentista, e peça que ele avalie a lesão e dê um diagnóstico.

Como cuidar da saúde da língua?

A melhor forma de garantir uma língua saudável é ficando atento aos fatores de risco. As principais recomendações são abandonar o cigarro, reduzir ou eliminar o consumo de álcool, realizar a higiene da língua diariamente, usar enxaguantes bucais, realizar visitas regulares ao dentista, ter cuidado com as próteses dentárias e usar preservativos durante a prática de sexo oral para evitar a infecção por HPV.

Este post lhe foi útil? Agora, que tal conferir como prevenir o câncer de boca?

Recent Posts
Showing 6 comments
  • Erikson
    Responder

    Olá.boa noite já a alguns anos apareceu uma afta na minha linha e eu mordi ela é ela cresceu um pouco de tamanho…e não sumiu também não dói….mas me preocupo com será qual das três opções acima pode ser….Desde já agradeço pelas explicações.

    • TePe
      Responder

      Oi, Eikson. Como você mencionou que mordeu, está mais relacionado ao segundo tópico que é por lesões traumáticas. O recomendado é se consultar a um médico ou a um dentista para que seja analisado e recomendado o seu caso.

  • Claudia
    Responder

    boa noite.
    o cancer na lingua tem dor.
    tenho um caroço que aparece doi e some
    aparece doi e some.
    agora apareceu do lado contrario.

    • TePe
      Responder

      Olá, Claudia. O sintoma que a senhora apresentou pode ter relação ou não com câncer na língua. O câncer na língua tem origem, em grande parte dos casos, pelo uso de tabagismo e o consumo de grandes quantidades de álcool. Se consulte ao médico para que possa ser avaliado a lesão e feito um diagnóstico para o seu caso, especificamente.

  • Patricia
    Responder

    Estou com uma elevação na língua próximo a epiglote o que poderia ser? estou apreensiva

    • TePe
      Responder

      Olá, Patricia. A causa do sintoma apresentado pode estar relacionada a diversos fatores. O seu caso é específico e há a necessidade de uma análise mais precisa feita por um médico.

Leave a Comment