Chá para saúde bucal.

 In Público em geral

Uma dica para quem pretende evitar a dor de dente ou o mau hálito.

Um estudo do microbiologista americano Milton Schiffenbauer, da Universidade Independente Pace, é a chave dessa questão.

Segundo ele, substâncias presentes no chá destroem vírus e bactérias que causam infecções na garganta e problemas dentários como cáries.

A descoberta pode abrir caminho para adicionar elementos do chá em pastas de dente e enxaguadores bucais, ou mesmo recomendar formas adequadas de ingestão desse alimento.

O Dr. Schiffenbauer afirma que o chá verde é o que tem o melhor desempenho no combate aos microorganismos nocivos à higiene bucal. Apesar de controverso, outros estudos, recentemente publicados pelo Journal of Periodontology, afirmam o seu efeito para uma certa amenização dos distúrbios inflamatórios periodontais.

Em geral, a eficiência preventiva dos chás é maior entre os tipos que contêm cafeína, como o chá preto, considerado a mais popular bebida do planetA, especialmente por conta do flúor disponível e da possibilidade de prevenção das cáries.

Outro estudo, realizado por cientistas da Universidade de Illinois, concluiu que a ação contra o mau hálito do chá se deve à presença, na bebida, de elementos conhecidos como polifenóis.

Testes em laboratórios mostraram que os polifenóis reduzem o ritmo de desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito. Mas, dentistas alertam que o fato de tomar bastante chá não significa que as pessoas podem relaxar em sua higiene bucal. ?Não se deve parar de limpar os dentes com o creme dental convencional, pelo menos, até que haja mais informações a respeito dos benefícios do chá?, diz Ian Douglas, da Escola de Medicina da U. de Sheffield, na Grã-Bretanha.

Recent Posts