Chá verde para dentes e gengivas saudáveis.

 In Público em geral

Há mais de 4.000 anos, os chineses acreditam que ?o consumo do chá verde pode curar feridas e doenças do corpo?. A cada ano, novos estudos científicos confirmam essas ?crenças milenares? e os efeitos dessa bebida para o controle do peso, para a saúde do coração e das artérias e para a prevenção de vários tipos de câncer.

Um estudo recente, publicado por uma revista científica (Journal of Periodontology), aponta para outro benefício do consumo de chá verde. Pesquisadores descobriram que a ingestão de, pelo menos, 1 xícara ao dia desse ?precioso líquido?, pode colaborar com a preservação dos dentes e das gengivas.

Essa pesquisa avaliou a saúde das gengivas de 940 homens, entre 49 e 59 anos. Os autores descobriram que aqueles que bebiam chá verde, regularmente, tinham menos sangramento e maior proteção das gengivas e do osso ao redor dos dentes, do que os indivíduos que consumiam doses pequenas e esporádicas ou que não consumiam esse produto. Clique aqui para ler o estudo*

– ?Há muito tempo se especula que o chá verde possui uma série de benefícios para a saúde?- disse o autor do estudo Yoshihiro Shimazaki, da Universidade de Kyushu em Fukuoka, no Japão. Levamos em consideração que o consumo desse produto está crescendo pelo mundo e que outros benefícios para a saúde já foram confirmados. Isso nos estimulou a investigar o impacto do chá verde na saúde bucal (ou das gengivas), especialmente considerando a crescente ênfase de que os problemas bucais podem afetar a saúde geral.

É possível que o chá verde reduza os sintomas das doenças das gengivas pela presença da catequina antioxidante. Estudos anteriores já haviam demonstrado a capacidade desse antioxidante em reduzir as inflamações de outras partes do corpo. Como se sabe a doença periodontal é uma inflamação, motivada pelas bactérias que se acumulam sobre os dentes, que afeta as gengivas e o osso que sustenta as arcadas dentárias. Se não for tratada pode conduzir ao ?amolecimento? ou a perda da dentição.

Não se esqueça de que a higiene bucal diária, as visitas regulares ao dentista e os bons hábitos,como o de consumir o chá verde diariamente, tornam a boca uma verdadeira ?porta aberta? para a qualidade de vida.

Recent Posts