Como acabar com o mau hálito? Confira 5 alimentos que podem te ajudar

 In Mau Hálito / Halitose

Apesar de ser um problema bastante comum, o mau hálito (também chamado de halitose) preocupa grande parte da população. Não apenas pelo constrangimento causado às pessoas que sofrem com esse problema, mas também por afetar diretamente as relações pessoais e até mesmo profissionais.

Porém, você sabia que com algumas mudanças simples nos hábitos alimentares é possível reduzir significativamente o risco de apresentar esse distúrbio tão desagradável? Então, continue com a gente e descubra como acabar com o mau hálito com a ajuda de alguns alimentos.

Os maiores causadores do mau hálito

A presença do mau hálito pode estar associada a inúmeros fatores. Entretanto, na maior parte dos casos, a alimentação inadequada pode ser a grande causadora desse incômodo.

O consumo de alimentos ricos em enxofre, como couve-flor, azeitona, alcachofra e brócolis, além dos famosos alho e cebola, e também de alimentos que aumentam a acidez bucal como catchup, mostarda e picles, por exemplo, pode ocasionar o mau hálito.

Portanto, esses alimentos devem ser consumidos com cautela, principalmente quando o objetivo é manter o hálito agradável.

Outra vilã para o hálito bucal é a bebida alcoólica. Seu consumo em excesso causa a irritação e descamação da mucosa bucal, o que muitas vezes, também pode ocasionar odor desagradável na boca.

Como acabar com o mau hálito com o auxílio da alimentação

Saiba que alguns alimentos podem ser fortes aliados na batalha contra o mau hálito. Conheça agora 5 alimentos que contribuem para afastar esse inimigo, e de que forma eles podem ajudá-lo:

1 – Iogurte natural

As bactérias presentes naturalmente no iogurte atuam significativamente na redução dos níveis de gás sulfídrico no organismo — um dos principais responsáveis pelo mau hálito. Além disso, quando consumido sem açúcar, o iogurte natural ajuda a prevenir a formação de placa bacteriana e cáries.

2 – Chá verde

O chá verde é famoso por ter ação antioxidante e bactericida. Entretanto, os polifenóis encontrados no chá verde são excelentes também para a saúde bucal, pois reduzem o desenvolvimento das bactérias que provocam o mau hálito.

3 – Frutas e vegetais

Ricos em fibras, frutas e vegetais, como a maçã, pera, cenoura e pepino, por exemplo, estimulam a produção de saliva. O consumo desses alimentos in natura promove a limpeza dos dentes e da língua, impedindo o desenvolvimento de bactérias e também a formação da placa bacteriana.

4 – Frutas cítricas

As frutas cítricas, como o limão, morango, abacaxi e maracujá também são ótimas para o hálito. Isso acontece graças às funções adstringente e bactericida dessas frutas, que mantém a saúde do aparelho digestivo. Além disso, o consumo de frutas cítricas também estimula a produção de saliva, o que reduz a proliferação das bactérias causadoras do mau hálito.

5 – Água

A hidratação é essencial para manter as funções vitais de nosso organismo. Com a saúde bucal, não é diferente. Beber água constantemente, não somente promove a limpeza da boca em geral, como também mantém a hidratação da mucosa dessa região, impedindo também o desenvolvimento de bactérias.

Vale ressaltar que bons hábitos de higiene são primordiais para manter a saúde bucal e é mais uma forma de acabar com o mau hálito. Escovar os dentes após as refeições, utilizar fio dental e consultar um dentista regularmente, estão entre as principais medidas para afastar o mau hálito e por isso, nunca devem ser deixadas de lado.

Quer saber mais sobre as causas do mau hálito e como mantê-lo sob controle? Então, não deixe de conferir o post que preparamos para você!

Recent Posts
Comments

Leave a Comment