Como escolher a escova de dentes ideal para seu filho?

 em Para seus filhos

Escovar os dentes é muito importante para a saúde bucal das crianças. No entanto, a escovação inadequada pode causar problemas como lesões bucais. Para evitar que isso aconteça, escolher a escova de dentes adequada é imprescindível.

Isso porque, em cada etapa da vida, existe uma escova apropriada, que precisa ser adaptada ao tamanho da boca para otimizar a higienização. Neste texto, iremos mostrar quais são as escovas indicadas para faixas etárias diferentes.

Acompanhe!

Escovação dentária em bebês

Embora os pais da maioria das crianças comecem a realizar a escovação somente após o crescimento do primeiro dente, o ideal é que ela seja realizada antes dos dentes nascerem, por meio de uma gaze ou um pano molhado com água filtrada.

Também, é possível encontrar no mercado um mordedor que possui algumas cerdas e serve como estimulador neurossensorial. Deste modo, a criança faz a escovação sem que perceba.

Em crianças menores de 4 anos

Quando as crianças são pequenas e começam a aparecer os primeiros dentinhos, é possível realizar a limpeza com uma escova de cerdas extra macias. A cabeça da escova deve ser pequena e o cabo deve ser longo, além de possuir uma quantidade menor de cerdas.

A TePe produz a escova Select mini, que possui cerdas extra macias do mesmo nível, com filamentos arredondados de poliéster, além de um cabo com boa empunhadura, que impede que a escova escorregue durante a escovação.

De 4 a 6 anos de idade

Nessa fase, a criança já tem a dentição quase completa. Muitas vezes, elas também já estão escovando os dentes sozinhas, o que é bom, sendo necessário apenas que um adulto complemente a escovação no final.

As escovas mais adequadas para essas crianças são as que possuem cerdas macias ou extra macias e homogêneas. O cabo deve ter boa empunhadura para assegurar uma limpeza bucal apropriada.

Escovas com desenhos também podem estimular a criança a escovar os dentes, fazendo com que elas achem o momento da escovação mais divertido. A TePe possui diversos modelos apropriados para essa faixa etária, como a Select Kid ZOO.

De 7 a 14 anos de idade

Nessa idade, os dentes já são maiores, mas, a cabeça da escova ainda deve ser pequena, sendo possível apenas aumentar um pouco a dureza das cerdas, por conta da rapidez da escovação realizadas pelos jovens dessa idade.

Em sua linha, a TePe possui a escova  Select KID Compact Regular, que possui cerdas regulare e também pode ser usada por adulto com arcada dentária pequena. Ainda é possível optar pela Select Kid Compact Macia e a Select Kid Compact X-Macia.

Modelos de escovas especiais

Em alguns casos, como após cirurgias orais, raízes expostas, retrações de gengivas e outras situações em que a boca está mais sensível, é importante utilizar um modelo de escova diferenciado para evitar ferimentos na boca da criança.

A TePe possui, em sua linha, o modelo Special Care Baby Compacta, que é indicada para uma higienização eficiente, com delicadeza.

Além de se preocupar com a escova e com a escovação, lembre-se dos 6 motivos importantes para cuidar dos dentes de leite do seu filho que falamos em outro post.

Entendeu qual é a melhor escova de dentes para o seu filho? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe a sua opinião com a gente!

kids zoo_post

Publicações recentes

Deixe um comentário