Como escolher a escova de dentes?

 In Público em geral

Você sabia que cada tipo de arcada precisa de escovas de dente diferentes? E se você escolher o modelo errado para a sua boca, pode acabar comprometendo sua saúde bucal. Para te ajudar, preparamos uma lista de dicas para que você aprenda qual é o melhor utensílio para a higienização da sua boca. Confira!

Fique atento à maciez da sua escova

Sempre opte por escovas de dente com cerdas macias ou extramacias, já que elas trazem mais conforto na hora da escovação e diminuem o risco de lesionar a gengiva e  outras regiões da boca. As escovas com cerdas mais rígidas são interessantes para escovar próteses dentárias ou aparelhos móveis, já que são estruturas mais firmes e precisam de uma escovação mais intensa.

É importante adquirir uma escova para cada fim: além de garantir técnicas de higienização correta para o dente e para a prótese, você não vai misturar materiais utilizados para a higienização de regiões diferentes.

Escolha uma escova com o tamanho certo

Muitos odontologistas preferem indicar escovas de dente com a cabeça menor, já que elas permitem um maior alcance de áreas de difícil limpeza, mas esta decisão deve tomada feita junto com o profissional, já que ela pode variar com a idade e o estilo de arcada do paciente.

Estilo do cabo da escova

A escolha do cabo da escova é uma decisão pessoal. O cabo deve ser confortável para o indivíduo que faz a escovação, permitindo que ele dedique maior atenção à técnica do que à escova de dentes. Por isso, escolha aquela que melhor se adequa à sua pegada e que não te traga nenhum tipo de incômodo.

Mas atenção: escovas com cabo que oferecem muita firmeza e conforto podem proporcionar uma escovação muito mais forte do que o ideal. Fique atento para manusear esses materiais com leveza e escovar com delicadeza.

Saiba escolher entre uma escova elétrica ou normal

Não existe benefício algum em comprar uma escova elétrica em detrimento de uma escova de dentes normal, porém, algumas pessoas, especialmente as crianças, podem gostar da praticidade que ela oferece ao ato de escovação.

Vale a pena ressaltar que, apesar de apresentar um movimento giratório, ela não dispensa o movimento tradicional da escovação: a limpeza é feita igualmente com a escova elétrica e a escova tradicional, já que ela não é capaz de trabalhar sozinha.

Cuidados diferenciados

Em algumas situações, cuidados especiais exigem escovas adaptadas:

Escolher a escova de dentes ideal não é tão difícil quanto parece. Não se esqueça que a ajuda do odontologista é essencial para garantir a escolha do material correto e ideal para você, já que esse profissional sabe identificar as vantagens e as peculiaridades de cada modelo.

Queremos ouvir também a sua opinião! Qual a escova de dente ideal para você? Tem algum cometário ou dúvida para fazer sobre este assunto? Use o espaço abaixo para comentar!

Recent Posts

Leave a Comment