Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Como escolher o melhor implante dentário

 Em Implantes Dentários

Muitos casos de problemas odontológicos requerem o uso de um implante dentário, que é constituído por um pino de titânio implantado no osso, possuindo a função da raiz do dente. As dúvidas sobre esse tipo de tratamento são muitas. Por isso, para esclarecer o que é mito e verdade sobre o implante dentário, no post de hoje vamos responder as principais questões sobre esse procedimento. Confira:

Quando é preciso colocar implante dentário?

A ideia de usar um implante ainda é muito associado aos idosos, que muitas vezes perdem os dentes ao chegar na terceira idade, mas outros fatores podem trazer a necessidade desse tipo de tratamento.

Na verdade, o implante é recomendado para qualquer pessoa com mais de dezesseis anos e que tenha perdido algum dente. Acidentes, doenças que afetam os dentes, uma alimentação inadequada e problemas ósseos podem causar a queda dos dentes e, assim, surge a necessidade de colocar um implante.

Quais são os tipos de implante dentário?

Hoje em dia, existem no mercado os seguintes tipos de implantes:

Implante Ósseo Integrado

Esse tipo é muito utilizado em cirurgias. Nele, um parafuso é colocado no osso maxilar com o objetivo de “imitar” uma raiz dentária, para que seja possível encaixar a prótese que será totalmente fixa. Geralmente, o material utilizado no procedimento é o titânio, por ser bem compatível com a estrutura óssea.

Implante Subperiosteais

Quando o paciente não apresenta a estrutura óssea necessária para a cirurgia do implante ósseo integrado, o cirurgião dentista costuma partir para essa alternativa. O caso mais comum que necessita desse tipo de implante é quando o paciente perdeu a massa óssea por passar muito tempo sem os dentes. Então, é colocada uma armação de metal sem qualquer tipo de perfuração e depois são colocadas as próteses dentárias.

Vale lembrar que, atualmente, os dentistas preferem quase que por unanimidade usar o implante ósseo integrado, por sua segurança e conforto para o paciente.

O procedimento causa muita dor?

Um dos maiores medos dos pacientes que necessitam de próteses e implantes está relacionado à dor. Se esse é seu caso, fique tranquilo! Antes do procedimento, o paciente recebe anestesia local. O pós-operatório também costuma ser tranquilo, caso você tome todos os cuidados indicados pelo dentista. No geral, recomenda-se o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

 

Quais os riscos de colocar implantes?

Hoje, os riscos nas cirurgias para implantes dentários são muito baixos. Mesmo assim, é importante procurar uma clínica de qualidade e com recomendações e, claro, um dentista qualificado para tal trabalho.

Existe risco de rejeição?

Como quase tudo que envolve saúde, o processo de implantação dentária também tem vários mitos. Um deles é quanto à rejeição do implante pelo organismo. É importante esclarecer que esse risco não existe, pois os implantes são feitos de titânio, um material que tem alta compatibilidade com o osso.

Se você teve a recomendação odontológica para receber um implante dentário e ainda fica receoso, lembre-se que o procedimento é muito seguro e o resultado estético é ótimo. Não se esqueça de que você deve contar com o trabalho de um bom dentista e, caso haja dúvidas, procure uma segunda opinião ou um médico (no caso de doenças que tenham causado a perda dos dentes, por exemplo).

E você, já fez implante dentário? Como foi sua experiência? Conte pra gente nos comentários!

Posts Recentes
Mostrando 2 comentários
  • ELENISA DOS REIS GOULART
    Responder

    FIZ ENXERTO OSSSEO DEPOIS FIZ A CIRURGIA PRA COLOCAR OS PINOS E AGORA AGUARDANDO ATE NOVEMBRO PRA COLOCAR OS IMPLANTES SERA QUE O PROCEDIMENTO ESTA CORRETO

    • TePe
      Responder

      Se a senhora estiver com dúvidas sobre o procedimento procure a opinião de um segundo dentista.
      Ele vai analisar seu caso e dar uma outra opinião profissional.
      Abraço! 😀

Deixe um comentário