Como evitar o estresse: aprenda a superar o vilão da boca seca

 em Boca seca

Provavelmente você já sentiu o incômodo de estar com a boca seca. É desconfortável e, em alguns casos, pode atrapalhar bastante a qualidade de vida.

A saliva tem funções como auxiliar na digestão e na deglutição, além de ajudar também a movimentar a língua e outros músculos, entre outras funções. Quando seu funcionamento fica prejudicado, é possível que a pessoa comece a sentir dificuldade para falar, engolir e até de sentir o sabor dos alimentos. Também é possível ter sintomas incômodos, como mau hálito, alterações na voz, intolerância às próteses e, em casos extremos, a ardência e o gosto amargo constante.

Existem várias causas para a boca seca e uma delas é o estresse. Saiba mais sobre esse assunto e veja como vencer a batalha contra esse vilão!

O estresse e as outras causas da boca seca

Também chamada de xerostomia, a boca seca é uma condição que pode ser causada por diversos fatores, como:

  • Fumar e beber: o cigarro, charuto e o álcool ressecam a boca, por isso, pessoas que bebem e fumam têm uma propensão maior a ter boca seca.
  • Roncar: pessoas que roncam costumam dormir com a boca entreaberta, o que pode levar ao ressecamento da saliva e, consequentemente, a boca seca.
  • Desidratação corporal: beber bastante água é essencial para a saúde, tanto que entre os males causados pela desidratação corporal está a boca seca.
  • Tomar medicamentos: existem muitos medicamentos que podem causar a boca seca, entre eles os analgésicos, os diuréticos, os descongestionantes e os medicamentos para depressão.
  • Estresse: o estresse é tido como o maior causador da boca seca e, para piorar a situação, muitos medicamentos utilizados para tratar do estresse ainda podem agravar o quadro.

Além dessas, existem outras causas para a xerostomia e o tratamento será realizado de acordo com cada uma delas — procure sempre seu médico.

Como evitar o estresse

Se o que estiver causando a boca seca for o estresse, existem algumas formas de evitá-lo e, consequentemente, evitar a xerostomia. Confira:

Organize o seu local de trabalho e sua mente

Tente manter o seu ambiente de trabalho sempre organizado, evitando que você perca documentos e papéis, além de administrar seu tempo por meio de anotações na agenda ou mesmo no celular. Sua mente também deve estar sempre focada no que você precisa fazer, organizando mentalmente suas tarefas e cumprindo, com calma, uma de cada vez.

Separe um tempo para relaxar

Se durante uma atividade você perceber que precisa de uma pausa, tire dez minutos para tomar um café ou dar uma volta. Você perceberá como será mais fácil continuar a fazer o que quer que estivesse fazendo depois.

Esteja preparado para imprevistos

Imprevistos acontecem, esse é um fato que você não pode mudar. Portanto, esteja preparado para os imprevistos e aprenda a lidar com eles com tranquilidade.

Não estipule metas impossíveis

Estipular metas é necessário e auxilia na produtividade, no entanto, colocar metas impossíveis pode causar um estresse desnecessário.

Tente interagir com as pessoas

Ser solitário pode causar a desmotivação e também o estresse, portanto, tente se manter conectado com seus amigos e familiares. Tente melhorar também o seu relacionamento com os colegas de trabalho, isso lhe deixará mais animado e você pode aproveitar aquela pequena pausa para uma rápida conversa que poderá te desestressar.

Pratique exercícios de relaxamento

Existem alguns exercícios que podem ajudar a relaxar, como inspirar e expirar com calma até o estresse diminuir. Também dá para fixar o olhar em algo que você ache bonito, como uma fotografia ou uma flor. Até mesmo olhar pela janela por um tempinho pode ajudar.

Veja as situações de outra perspectiva

Tente encarar as situações de um ponto de vista diferente. Muitas vezes, os problemas que julgamos grandes são apenas detalhes que podem ser resolvidos facilmente.

Viu como evitar o estresse pode ser simples? Agora é preciso apenas colocar as dicas em prática! Lembrando que se os sintomas da boca seca persistirem, você deve procurar um médico.

Você tem boca seca? Ela é causada pelo estresse? Conte pra gente aqui nos comentários!

Publicações recentes

Deixe um comentário