Como fazer a higiene bucal após uma cirurgia oral?

 em Implantes Dentários, Pós-cirúrgico, Público em geral

As cirurgias orais como implante dentário, extração do terceiro molar (conhecido como siso) ou de outros dentes têm se tornado cada vez mais comuns, mas não é por isso que não exigem muitos cuidados daqueles que se submetem a elas. Toda intervenção cirúrgica abala o sistema imunológico e o corpo requer um tempo para se regenerar completamente. Além disso, os cuidados pós-operatórios são essenciais para que o resultado da cirurgia não seja comprometido e não surjam complicações. Um desses cuidados diz respeito à higiene bucal, que obviamente deve ser mantida, mas não pode ser feita da mesma forma, já que é preciso atentar-se para não ferir ou danificar os tecidos da região operada.

Hoje trazemos algumas recomendações para o pós-operatório e dicas de higiene bucal para essa situação. Confira!

Higiene bucal após cirurgia

Após uma cirurgia, pode haver o receio de se manter a higiene bucal por causa da dor, mas ela não pode ser negligenciada, apenas alguns hábitos devem ser temporariamente alterados. A boca é um ambiente de muitas bactérias, e resíduos alimentares na região operada podem provocar inflamações e comprometer a cicatrização.

Escovação

A escova deve ser manipulada com muito cuidado dentro da boca, e o movimento de escovação deve ser suave nos dentes e na língua, mas não no local da cirurgia, que deve ser higienizado com um cotonete umedecido em soro fisiológico, solução antisséptica (caso seja recomendado pelo cirurgião) ou água com sal. Bochechos não podem ser vigorosos e o movimento de cuspir também deve ser evitado, pois estimula o sangramento.

Que escova utilizar

A escova deve ser de preferência de cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas. A escova Tepe Gentle care é uma ótima alternativa para essa fase, já que possui 5400 cerdas ultra macias, de filamentos arredondados, que asseguram uma escovação confortável e eficaz.

Outras recomendações

É essencial seguir à risca as recomendações do cirurgião responsável por cada caso, mas alguns cuidados são básicos para toda cirurgia oral:

Alimentação

Nos primeiros dias após a cirurgia, a recomendação é de dieta líquida, passando a pastosa, desde que não haja necessidade de mastigação. Alimentos frios ou gelados são ideais para essa fase, já que os quentes podem causar dor e desconforto, além de prejudicar o processo de cicatrização.

Repouso

Geralmente, nos quatro dias após a cirurgia é recomendado que o paciente mantenha-se em repouso e evite esforços físicos e atividades esportivas. O repouso previne o inchaço e a dor, além de evitar hemorragias e infecções. Utilizar um travesseiro elevado evita sangramentos durante esse período.

Compressas

Com o organismo empenhado em contribuir para o reparo e cicatrização da cirurgia, é normal surgir o edema (inchaço), que pode ser diminuído com compressas geladas nas primeiras 24 horas após o procedimento e compressas quentes nos dias posteriores. O gelo também evita dor e inflamações.

Seguindo essas recomendações e dicas de higiene bucal, você estará garantindo um melhor resultado à cirurgia e não terá complicações. O que achou das dicas? Já passou pela experiência de uma cirurgia oral? Compartilhe sua opinião sobre o assunto no espaço para comentários.

special care_post

Publicações recentes
Showing 2 comments
  • Marcia
    Responder

    Estou passando pelo processo pos cirúrgico de implante dentário e as dicas são de grande valia, obrigada!

  • Norma lucia
    Responder

    Muito legal as informações, por que acabei de fazer cirurgia para implante.Obrigada

Deixe um comentário