Como fazer a higiene bucal em pacientes com limitações articulares

 In Dia-a-dia

Pacientes com limitações articulares podem ter diversas dificuldades para manter uma boa higiene bucal, entenda neste post como facilitar essa tarefa do dia-a-dia!

A higiene bucal é grande parte da higiene do corpo como um todo. Algumas condições físicas podem dificultar o processo diário de limpeza, como escovação e uso do fio dental, porém são hábitos que devem ser realizados 3x ao dia, após cada refeição ou ingestão de medicamentos, regularmente.

As limitações articulares, na grande maioria dos casos, costumam começar a aparecer naturalmente após os 40 anos de idade. Porém, casos de traumatismos e problemas congênitos podem desencadear problemas nas articulações em pessoas de todas as idades.

Doenças que causam limitações articulares

  • Artrose

Trata-se de uma doença degenerativa crônica que afeta diretamente as cartilagens, intensificando a fricção entre os ossos nas articulações.

Sem cura descoberta pela ciência, os tratamentos corretos podem amenizar os sintomas e retardar o agravamento da artrose.

  • Artrite

Artrite é um termo muito comum quando a enfermidade articular abrange um grande número de pequenos problemas e incômodos. Seu principal sintoma são inflamações que causam dores, inchaços e até deformidades nas articulações.

A artrite costuma ser dividida em muitas subcategorias, como: artrite reumatóide, piogênica, séptica, entre outras.

  • Gota

Também conhecida como doença dos reis, a gota é causada pelo acúmulo de ácido úrico no sangue, o que causa inflamação nas articulações. Seus sintomas incluem inchaço, dores e sua causa ainda não é conhecida. Trata-se de uma doença crônica e não transmissível, mas na maioria dos casos, hereditária.

Higiene bucal em pacientes com limitações articulares

A escovação diária e o uso do fio dental podem se tornar tarefas frustrantes para quem tem dificuldades articulares e quase impossíveis para cuidadores que fazem a higiene bucal dessas pessoas, além de se tornar uma tarefa anti-higiênica colocar a mão na boca do paciente.

A melhor opção neste caso é fazer o uso do fio dental fixo, também conhecido como Mini Flosser. Além de mais higiênico e prático o Mini Flosser TePe se encaixa entre os dentes com a mordida do paciente e tem fio resistente que não esgarça, sendo possível uma limpeza interdental completa e perfeita para a saúde bucal como um todo.

Quanto a escovação, não podemos esquecer de humanizar e adaptar essas práticas para a necessidade individual do paciente, seja com engrossadores de cabo em espuma ou plástico, e também com suportes que seguram e depositam o creme dental na escova de dentes, facilitando o processo para quem, pelas limitações, não tem força ou destreza para esse movimento.

É importante manter em mente soluções humanizadas para as limitações do paciente, criando um atendimento personalizado e mais humano. Os dentistas em geral, precisam estar preparados para atender pessoas com tipos diferentes de doenças, entendendo seus limites e conhecendo melhor seus parceiros do dia a dia, como cuidadores e familiares.

O Mini Flosser TePe está disponível nas melhores farmácias do Brasil e do mundo, consulte com seu CEP no link e encontre um parceiro nosso perto de você! http://tepe.com.br/onde-comprar/

Recent Posts

Leave a Comment