Como fazer a higienização de implantes dentários

 em Implantes Dentários, Público em geral

Para fazer a higienização de implantes dentários é preciso entender como eles funcionam. Os implantes são substitutos artificiais de um ou mais dentes que foram perdidos. A prótese funciona como um dente normal e sua raiz é implantada na arcada dentária da pessoa.

O implante é realizado com um material que não cria rejeição pela massa óssea ou gengival da boca, tornando-se um método extremamente seguro na substituição do dente perdido ou lesionado. Vamos entender melhor no post de hoje como fazer a higienização correta de um implante. Confira!

Os cuidados que devemos ter

Dentes e implantes dentários devem receber o mesmo cuidado em relação a saúde bucal. Apesar do posicionamento do material estéril e saudável para a gengiva e a massa óssea, o implante também é capaz de acumular resíduos alimentares e tártaro ao redor de sua coroa e seu fixador, assim como os dentes, devendo ser higienizado com o mesmo rigor de um dente comum.

Escovação

A escovação do implante deve ser realizada periodicamente com escova específica. Não há a necessidade de se utilizar cremes dentais especiais para escovar o implante. Veja como é simples escovar seu implante de forma eficiente.

Escova interdental

explicativo calibres interdentais

Muitos indivíduos que possuem implantes dentários têm medo ou dificuldade de cumprir esta etapa da higienização, que é muito importante para a saúde do implante.

A escova interdental deve ser usada com atenção e cuidado na coroa e na parte fixa do implante que se posiciona para fora da gengiva. A escovinha deve ser capaz de penetrar o sulco gengival, assim como na limpeza de um dente normal, e remover o excesso de tártaro ou resto de alimentos que podem ter ficado acumulados ali.

Visitas frequentes ao dentista

Uma parte essencial do tratamento e higienização correta dos implantes dentários é a visita frequente ao odontologista, em especial aquele que tratou do posicionamento e colocação do implante.

É recomendado que esta consulta seja realizada semestralmente, pois nela o profissional vai realizar uma limpeza mais profunda na região, além de observar possíveis infecções ou inflamações decorrentes de alguma lesão ou mesmo por uma má higienização.

Complicações da higienização incompleta

A higienização incompleta de um implante pode servir para a entrada de várias doenças prejudiciais à saúde bucal, já que esta região acumula com uma certa facilidade resíduos e tártaros.

Infecções na gengiva ou, em casos mais graves, na região óssea do implante, podem aumentar os riscos de rejeição do material posicionado, prejudicando a fixação da coroa e do pino. A doença perimplantar é relacionada à infecção na região gengival, em que ocorre a inflamação de tecidos ao redor do implante, afetando sua estruturação e suporte. Ambos os quadros podem ser evitados com a higienização correta e eficaz dos dentes implantados.

Agora que já entendeu os cuidados que precisa ter com implantes, lembre-se sempre: uma boa escovação e o uso adequado do fio dental são os melhores caminhos para manter seus dentes limpos e saudáveis! Ainda tem alguma dúvida sobre os implantes dentários? Deixe um comentário!

Publicações recentes
Showing 6 comments
  • Dina Márcia Fraga
    Responder

    Moro em Uberlandia-Minas Gerais e gostaria de comprar as escovas TePe.Posso fazer isso pela internet

    • TePe
      Responder

      Olá Dina, como vai?
      Pode sim. Na página de cada produto você encontrará uma lista de sites que disponibilizam nossos produtos, caso seja dentista, pode comprar direto conosco.

      Grande abraço.

  • Albertina constantino
    Responder

    Estou me preparando e fazendo orçamento para uma protese inteira sobre implantes .queria saber se e uma coisa confiante,e saber de algumad pessoas q fisero .obrigado

    • TePe
      Responder

      Olá Albertina,Hoje em dia estes procedimentos são muito seguros. Procure tirar todas as dúvidas que voce tiver com seu dentista, assim voce vai ficar mais confiante e feliz com sua escolha. Boa sorte !!

  • Iridalva
    Responder

    Gostei desse artigo pois tenho importante e tenho dificuldade de fazer a higiene correta pq temo doer pois estou ja sentindo eles meio doloridos e sinto também como um incômodo. Para visitar meu médico normalmente é difícil pois moro muita longe de onde fiz q foi em Salvador. Queria um conselho de vcs. Fico muito agradecida.

    • TePe
      Responder

      O Ideal é que procure um médico e um dentista.

Deixe um comentário