Como fazer uma limpeza bucal apropriada para seus pacientes?

 In Para Dentistas, Profissionais da saúde

A limpeza bucal é um dos procedimentos mais importantes realizados no consultório odontológico, pois a boa higiene é a chave para a prevenção de cáries, tártaro, doença periodontal e uma série de outras intercorrências que comprometem a saúde e a autoestima dos pacientes.

Diante da variedade de técnicas, ferramentas e produtos para limpeza bucal disponíveis no mercado, podem surgir muitas dúvidas quanto à maneira de atender bem cada paciente, considerando suas necessidades específicas.

Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre prevenção em saúde da boca e apresentar os principais requisitos para uma limpeza bucal apropriada, detalhando o processo e destacando os produtos que podem contribuir para que os melhores resultados sejam alcançados. Confira!

A importância da prevenção em saúde bucal

Nos consultórios odontológicos, é muito comum a ocorrência de casos de cirurgias de enxerto ósseo e colocação de implantes dentários que poderiam ter sido evitados se o paciente tivesse um estilo de vida saudável e cuidasse bem da sua saúde bucal.

A saúde da boca é importante não apenas por questões estéticas, mas também para garantir a adequada mastigação e deglutição dos alimentos, além de uma fala clara e bem articulada.

Quando se pensa em manutenção da saúde bucal, é imprescindível reforçar o papel fundamental das ações e educativas, dentre elas a limpeza bucal, a qual começa com a escovação diária feita pelo paciente e se complementa com o procedimento realizado no consultório odontológico.

Trata-se de um processo de aprendizado e conscientização, no qual o dentista e seu paciente devem estabelecer uma parceria que tem como compromisso principal a conquista de mais saúde e qualidade de vida.

Entendendo as etapas da limpeza bucal

A limpeza bucal é um processo relativamente simples, que consiste na remoção da placa bacteriana e do tártaro acumulados sobre e entre os dentes.

Para realizar o procedimento, podem ser utilizadas ferramentas manuais (como as escovas rotatórias, as lixas e os escavadores) ou o aparelho de ultrassom odontológico, com o complemento da aplicação da pasta profilática e do flúor.

Antes de iniciar a limpeza bucal, é importante certificar-se do histórico médico do paciente, especialmente em relação aos casos de endocardite bacteriana (quando é necessário a administração de antibióticos para prevenir infecções) e de portadores de marcapasso ou de outros implantes eletrônicos (quando o uso de ultrassom é desaconselhado, pois pode causar a despolarização dos dispositivos).

Inicialmente, a periodicidade indicada para a limpeza bucal no consultório odontológico é de seis meses. Porém, nos casos de doença periodontal e outras intercorrências que possam comprometer a saúde dos dentes, é indicado realizar o procedimento a cada três meses, para que o tártaro possa ser totalmente removido, evitando complicações futuras.

Agora que você já compreende melhor todas as etapas da limpeza bucal, vamos falar sobre a importância de escolher corretamente os materiais de trabalho para garantir os resultados almejados.

Escolhendo os produtos adequados

Ainda que o profissional tenha pleno conhecimento e domínio de toda a técnica para realizar uma limpeza bucal perfeita, a escolha de produtos cuja qualidade não mantenha um padrão de excelência pode comprometer todo o procedimento.

Por isso, é necessário garantir que tanto as ferramentas, como escovas rotatórias e raspadores e as pastas profiláticas tenham boa procedência e possam aperfeiçoar o trabalho realizado pelo dentista.

Uma dica importante, que pode aumentar o conforto dos pacientes, não apenas durante a limpeza dental, mas também durante outros procedimentos odontológicos, é orientar o paciente quanto ao uso de manteiga de cacau ou outro hidratante para os lábios, a fim de evitar o ressecamento durante o tempo em que permanece com a boca aberta no atendimento.

Educando o paciente para a limpeza bucal

Para garantir os resultados da limpeza bucal realizada no consultório dentário, é necessário orientar os pacientes sobre os cuidados diários com a limpeza dos dentes, ensinando as técnicas de escovação e orientando sobre como escolher bem as escovas e pastas dentais.

Nem todas as pessoas têm consciência do quanto a limpeza bucal é importante para a prevenção de uma série de doenças e para a manutenção da saúde da boca.

É preciso ajudar o paciente a se conscientizar sobre a importância da prevenção e da adoção de bons hábitos de higiene bucal, de modo a evitar o surgimento de cáries, tártaro, doença periodontal e as possíveis complicações dessas doenças, que além de terem um tratamento demorado e, muitas vezes, doloroso, podem ter um custo financeiro elevado.

Existem folhetos e outros materiais impressos, assim como diversos blogs na internet, que ensinam como fazer uma boa escovação e cuidar da limpeza bucal diariamente. Entretanto, a forma mais efetiva de educar e conscientizar os pacientes é a conversa no próprio consultório, quando é possível esclarecer todas as dúvidas e explicar cada detalhe das etapas da limpeza bucal.

Assim, é possível ensinar ao paciente os critérios certos para escolher escovas de dente e limpadores de língua e a sequência correta de escovação (começando pelo uso do fio dental, seguido da escovação com creme dental, da escovação sem creme dental na região próxima à gengiva e finalizando com a limpeza da língua).

Para complementar a educação do paciente acerca da importância da limpeza bucal e da prevenção de cáries e outros transtornos que prejudicam a saúde da boca, você pode oferecer a ele, no seu próprio consultório, o acesso às escovas de dente, limpadores de língua, escovas para aparelhos ortodônticos e implantes, além de outros materiais de qualidade superior aos comumente encontrados no mercado.

Conheça nossos produtos e serviços

A nossa vocação é cuidar de sorrisos. Por isso, a Tepe entende que a higiene é fundamental para preservar e manter a saúde da boca e investe para oferecer aos seus clientes o que há de melhor em escovas e equipamentos para limpeza bucal para pacientes de todas as idades.

Quer saber mais sobre os nossos serviços e conhecer todas as vantagens de oferecer aos seus pacientes produtos de alta qualidade? Entre em contato com a nossa empresa por meio dos nossos canais de atendimento ao cliente! Estamos prontos para tirar suas dúvidas!

Recent Posts

Leave a Comment