Como funciona a grade palatina?

 In Aparelhos Ortodonticos, Público em geral

Hábitos diários como uma boa escovação e uso correto do fio dental auxiliam na prevenção de doenças, além de serem a melhor forma de evitar problemas futuros. Porém, é comum encontrar pacientes que apresentam necessidade de intervenção de aparelhos para a correção e alinhamento dos dentes.

A boa notícia é que existe uma infinidade de tratamentos dentários com materiais modernos e excelentes equipamentos de última geração. Dentre esses aparelhos está a grade palatina. Você sabe o que é isso e como ela funciona? Acompanhe o texto de hoje e descubra!

Quando a grade palatina é necessária

Existem muitos motivos que tornam necessário o uso do aparelho. Alguns deles são a mordida cruzada ou mordida aberta anterior, quando os dentes da frente superiores e inferiores não se encontram quando a pessoa morde. Esse problema pode ser adquirido na infância, muitas vezes por um hábito ruim de chupar o dedo ou usar chupetas. Também pode ser causado por um costume de posicionar a língua contra os dentes da frente, empurrando-os.

Para resolver a mordida cruzada, apenas o aparelho ortodôntico não é o suficiente. Se ele for causado por uso de chupeta, em alguns casos, diminuir esse uso pela criança faz com que o problema se resolva de maneira natural e a mordida se feche. Porém, na maioria das vezes, e preciso fazer um diagnóstico detalhado sobre a condição dentária e o paciente precisa de muito empenho e consciência para acabar com o hábito inadequado que resultou no problema — e é aí que a grade palatina pode ajudar.

Qual é a função da grade palatina

A função da grade palatina é ajudar o paciente a vencer o hábito que causou a mordida cruzada, formando uma barreira que o impeça de colocar o dedo na boca e de empurrar os dentes da frente com a língua.

O aparelho pode ser fixo ou removível. Se, com a ajuda da grade, a pessoa conseguir se disciplinar para interromper o hábito, ela pode ser removível. Em caso contrário, o ideal é que seja fixa, para que a mordida tenha tempo de se corrigir.

Como ela funciona

Ao contrário do aparelho ortodôntico, a grade palatina não exerce nenhum movimento nos dentes, apenas diminui a manifestação de forças que causem movimentos — e por isso, vale ressaltar, seu uso não causa dor. Ela pode ser instalada embaixo ou em cima da língua e deve ser usado até que o hábito que causa a mordida cruzada seja resolvido.

No caso de interposição da língua, pode ser necessária a ajuda de um fonoaudiólogo até que o paciente aprenda a posicioná-la mais para trás. O trabalho em conjunto com esse profissional tende a trazer resultados melhores.

Para garantir o sucesso do tratamento, também é indispensável realizar a limpeza tanto dos dentes quanto do aparelho após cada refeição. Uma higiene deficiente pode causar problemas que levam à retirada do aparelho e, por isso, retardam o tratamento.

Com o uso correto da grade palatina, seu tratamento será eficiente e logo você verá os resultados: uma boca saudável e um sorriso perfeito! E para garantir que tudo corra bem e você não precise interromper o uso, confira nosso post sobre a maneira correta de fazer a higiene da língua!

Recent Posts

Leave a Comment