Como gerar a fidelização de pacientes no consultório odontológico?

 em Dia-a-dia, Para Dentistas

Conseguir gerar um bom número de pacientes para o seu consultório odontológico é fundamental para mantê-lo funcionando de forma satisfatória. Mas, você já pensou em investir na fidelização deles?

Clientes fiéis podem fazer muito pelo seu estabelecimento e o melhor disso é que você não precisará tirar 1 centavo do bolso! São eles que farão aquela propaganda boca em boca que todo mundo gosta e que vão chegar a defender a sua marca em alguns momentos.

Está vendo como eles são importantes? Então, nós trouxemos nesse post algumas dicas práticas para que o seu consultório comece a transformar pacientes comuns em clientes fiéis.

Fidelização de pacientes: como fazer?

Quando o seu paciente entra no consultório ele não quer ser tratado como um estranho ou apenas um conhecido. Isso ele já tem em outros lugares. Ele quer um atendimento diferenciado, ser chamado pelo nome e receber a atenção que merece.

Passar segurança e clareza nas informações é primordial. Neste caso, você terá que investir também em treinamentos para a sua equipe, mas valerá a pena!

Podemos falar sobre o atendimento dentro do consultório também. Pois muitas pessoas reclamam de ficar quase uma hora na sala de espera e passam apenas 5 minutos dentro da sala do dentista. Ouça o que o seu paciente tem a dizer com calma e tire todas as dúvidas deles.

Seja pontual

E falando em demora para ser atendido, essa é uma das grandes reclamações dos pacientes e que pode, facilmente, levá-los para outro consultório. Procure chegar mais cedo à clínica ou peça ao assistente para deixar já tudo preparado para o primeiro paciente. Deixe sempre 1 ou 2 horários vagos para atendimentos de emergência.

Isso faz parte de uma boa gestão da clínica e evita uma longa espera. As pessoas estão cada vez mais ocupadas, então ser pontual mostra o respeito que você tem por elas.

Tenha um diferencial

Se no seu consultório o cliente encontra tudo igual ao do concorrente, por que ele se consultaria com você? É preciso dar um motivo para que as pessoas passem a querer estar no seu consultório e não o de qualquer outro profissional.

Por exemplo, você pode criar espaços diferenciados para adultos e crianças e deixar uma atendente com uma roupa mais colorida e um tom de voz mais amigável na parte infantil. Pode também aproveitar o espaço para que os pais tenham onde deixar o filho enquanto estão na consulta. Seja criativo e mostre o seu diferencial.

Esteja sempre por perto

Com o avanço dos recursos tecnológicos em comunicação, ficou muito mais fácil manter um contato constante com o paciente. Portanto, após a consulta, mostre a ele que você está ao alcance, que se houver qualquer problema, o paciente tem como entrar em contato. Isso não só o deixará mais tranquilo como também fará com que ele se torne um cliente fiel no futuro.

Invista em produtos de qualidade

Se você quer que o seu paciente fique satisfeito, uma das coisas que deve ser feita é investir em bons produtos. Desta forma, os resultados do seu trabalho durarão por muito mais tempo e o paciente não terá do que reclamar.

Faça com que o paciente seja o seu foco

Você pode ter feito um tratamento impecável no paciente, mas não é apenas isso que o fará retornar, caso precise. Se o atendimento for ruim, ele procurará outro profissional que faça o mesmo trabalho e sabemos que concorrentes não faltam. Portanto, foque em deixar o seu paciente encantado!

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