Como identificar o câncer de boca?

 In Oncologia, Para Dentistas, Público em geral

O câncer é uma das doenças mais temidas por médicos e pacientes, já que,  em qualquer uma de suas variações, esse mal é o maior responsável por mortes em todo o mundo, correspondendo a, pelo menos, 13% dos casos de óbitos anuais.

As mais diversas apresentações dessa doença têm causas e sintomas variados. No texto de hoje, vamos aprender a identificar e prevenir o câncer de boca.

O que é o câncer de boca?

Esse tipo de câncer é uma denominação generalizada para a manifestação da doença nos lábios, nas gengivas, na língua e em qualquer outra região da cavidade oral. O comportamento da doença é o mesmo do encontrado em outras partes do corpo, com crescimento anormal de células que podem ser benignas ou malignas.

Quais são os sintomas desta doença?

Os sintomas do câncer de boca são fáceis de ser identificados. Geralmente são caracterizados por:

  • Feridas na região dos lábios ou da cavidade bucal que não se cicatrizam;
  • manchas esbranquiçadas ou avermelhadas;
  • ulcerações superficiais;
  • e dificuldade de fala, mastigação e deglutição.

A longo prazo, perda de peso, mudanças na voz, mau hálito, dores do pescoço e formação de caroços na região podem ser encontrados em indivíduos acometidos pelo câncer de boca.

Existem fatores de risco para desenvolver esse tipo de câncer?

Todo tipo de câncer pode apresentar algum fator de risco para o seu desenvolvimento, já que a sua manifestação depende de uma carga genética somada a um estímulo do ambiente externo. A chance de aparição da doença pode aumentar segundo fatores como:

  • Idade superior a 40 anos;
  • hábitos tabagistas (cigarro ou cachimbo);
  • consumo pesado de álcool;
  • e a falta de cuidado com a higiene bucal.

Como evitar essa doença?

A atenção com a própria saúde são as melhores alternativas para diminuir o risco de câncer em qualquer região do corpo. Quando falamos especificamente do câncer de boca, no entanto, podemos citar como medidas preventivas o cuidado com a saúde bucal, evitar fazer uso de cigarro, cachimbos e outros produtos com tabaco, regular o consumo de álcool e se alimentar de maneira saudável.

A visita anual ao odontologista de sua confiança pode ajudar a detectar a doença em estágios iniciais, favorecendo o tratamento, caso ela já tenha se manifestado. Check-ups regulares, especialmente após os 40 anos de idade, também podem ser essenciais para evitar a doença.

Apesar de o câncer ser uma doença multifatorial, o combate ao tabagismo é a maior arma da saúde pública para preveni-lo, já que existe relação comprovada entre o alto consumo de cigarros com o desenvolvimento de lesões bucais.

Qual é o tratamento para quem foi diagnosticado?

O tratamento, nesse caso, é similar ao de outras manifestações da doença. É mais comum a escolha por radioterapia e cirurgias (associadas ou como tratamento único) como métodos terapêuticos para o câncer de boca. Na grande maioria dos casos, a associação dessas duas técnicas em lesões detectadas logo no início costumam trazer bons resultados, podendo levar à cura da doença em aproximadamente 80% dos diagnósticos.

Para doenças em estágio intermediário, porém, é preciso avaliar se existe a possibilidade de realizar a cirurgia, já que é o método mais eficiente, independente do uso da radioterapia em conjunto ou não. As cirurgias de boca evoluíram bastante com técnicas mais modernas de reconstrução da região retirada, podendo ajudar na melhora do aspecto físico e da recuperação do paciente. Entretanto, dependendo do avanço da doença, não são relacionadas com melhora imediata do prognóstico.

Para doenças detectadas em estágio avançado a recomendação é a associação de quimioterapia e radioterapia, especialmente se não for possível realizar procedimentos cirúrgicos.

Agora que você conhece um pouco sobre o câncer de boca, como ele se manifesta e como preveni-lo, compartilhe com a gente quais atitudes você tem tomado para diminuir o risco de desenvolver essa doença. Aproveite ainda para tirar suas dúvidas e dividir suas experiências sobre o assunto nos comentários!

 

Recent Posts

Leave a Comment