Como identificar que minha saúde bucal está em dia?

 em Público em geral

Quando falamos em saúde bucal, estamos sempre discutindo o que deve ser feito para evitar certas doenças nessa região e sobre como verificar se há algum problema, mas nunca realmente paramos para pensar nos verdadeiros sinais de uma boca saudável.

Você sabe identificar quando sua saúde bucal está em dia? Vamos mostrar, neste texto, alguns sinais de que sua boca e seus dentes estão saudáveis.

Dentes brancos e saudáveis

Essa é uma característica óbvia de uma saúde bucal em dia. Dentes brancos e saudáveis geralmente refletem a ausência de cáries e a boa higienização do local, sem acúmulo de restos de resíduos ou de bactérias. É claro que existem dentes brancos que podem não estar tão saudáveis quanto parecem, mas, na grande maioria das vezes, este é um sinal de boa saúde.

Gengivas íntegras e sem sangramento

Quem tem problemas gengivais, como pequenas feridas ou sangramento espontâneo, pode estar diante de um quadro de problemas com a saúde bucal. A saúde da gengiva está relacionada a uma alimentação correta (rica, especialmente, em vitamina C, evitando quadros de escorbuto), mas, também, com a ausência do acúmulo de placas bacterianas na região dos dentes, já que elas podem aumentar o risco de infeccionar o local causando uma doença chamada gengivite.

Ausência de sensibilidade nos dentes

Dentes sensíveis podem ser consequência de duas coisas:

  • Uma tendência natural à sensibilidade às oscilações de temperatura;
  • ou um sinal de doenças na região bucal.

Essa sensibilidade, especialmente se for aumentada com a ingestão de comidas ou bebidas muito açucaradas, pode sinalizar que o dente está com algum problema, como um quadro infeccioso local já instalado. Por esse motivo, se você não tem dentes extremamente sensíveis, é possível ficar tranquilo, já que as chances de eles se encontrarem íntegros e saudáveis são grandes.

Não ter acúmulo de tártaro e placas

Você provavelmente já viu alguma arcada dentária com acúmulo de placas bacterianas e tártaro. Quando essas doenças estão instaladas na boca por muito tempo, elas se tornam extremamente visíveis, piorando a qualidade da sua saúde e do seu sorriso. Logo, se você tem um sorriso limpo e livre de manchas ou placas, isso já é sinal de saúde bucal e de uma boa higienização da região.

Ter bom hálito

O hálito bucal pode ser consequência de várias coisas:

  • Falta de higienização após a ingestão de algum alimento;
  • sintomas de alguma doença respiratória;
  • ou sinal de algum quadro na região bucal.

Esse terceiro item é sempre o primeiro relacionado com a presença constante de mau hálito, já que as lesões bucais e nos dentes podem produzir odores desagradáveis. Se seu hálito está naturalmente neutro, portanto, fique tranquilo.

Não ter alterações de coloração e textura na língua

Muitas pessoas têm o hábito de higienizar corretamente a boca, mas se esquecer de fazer o mesmo com a língua. Esta parte da mucosa bucal, se não higienizada corretamente, pode acumular bactérias, inflamar e causar mau hálito e outras doenças.

Quando a língua está doente, ela pode alterar sua coloração e até sua textura, prejudicando a nossa capacidade de deglutir e distinguir alguns tipos de sabores. Por esse motivo, se você higieniza sua língua corretamente durante a escovação e não está observando nenhuma alteração na sua mucosa, isso pode ser mais um identificador de boa saúde nessa região.

Conseguiu verificar como anda sua saúde bucal? Ficou com alguma dúvida? Que tal compartilhar conosco nos comentários? Queremos te ouvir!

 

Publicações recentes
Showing 2 comments
  • suzane hoffmann
    Responder

    gosto muito do site da TePe…sempre mostro essas matérias para meus pacientes! Parabéns!

    • TePe
      Responder

      Fico feliz que goste Suzane. Caso tenha alguma sugestão ou crítica é só nos enviar.
      Abraço.

Deixe um comentário