Como incentivar o cuidado com a limpeza de próteses protocolo?

 In Implantes Dentários, Para Dentistas

Neste artigo, vamos sugerir dicas que ajudarão os dentistas a conscientizar e incentivar os pacientes a realizar o procedimento correto de limpeza de próteses protocolo. Confira!

limpeza de próteses protocolo demanda uma atenção bem especial, para evitar problemas como mau hálito e doenças na gengiva. Cada vez mais procuradas e acessíveis, as próteses do tipo protocolo de branemark são fixadas sobre implantes na região bucal e só podem ser removidas pelo cirurgião dentista.

Como a anatomia das próteses é diferente daquela dos dentes naturais, a higienização delas requer equipamentos e técnicas especiais. É responsabilidade do dentista ensinar aos pacientes como esse procedimento deve ser feito, além de, claro, realizar limpezas profissionais periódicas no local.

Ensine a limpeza de próteses protocolo

Para um paciente construir um hábito de higiene eficiente é preciso persistência, tanto dele quanto do profissional que cuida da sua saúde bucal. E o primeiro passo para isso é ensinar as variações da técnica de limpeza de próteses protocolo.

Esse tipo de prótese é análoga a uma dentadura, porém, como ela é fixada sobre implantes, não pode ser removida para a limpeza. Logo, a sua higienização é similar a de uma escovação normal, mas com cuidados especiais.

Um bom ponto de partida é ensinar como cuidar do espaço entre a próteses e o tecido gengival. Essa deve ser a parte mais crítica da limpeza e vale a pena investir um tempo em um treinamento com os pacientes, explicando como usar escovas interdentais ou passa fio e o fio dental para eliminar o biofilme.

É importante orientar sobre os riscos de alguns alimentos como o vinho ou a beterraba, que podem manchar as próteses. O paciente não precisa cortar esses itens da sua dieta, mas deve fazer uma limpeza caprichada sempre que consumi-los.

Indique equipamentos especializados

Outro ponto de atenção deve ser com os equipamentos que serão utilizados para essa limpeza. Existem diversos tipos de produtos específicos que facilitam a limpeza das próteses protocolo.

Incentive a compra de uma boa escova interdental que seja do tamanho adequado às necessidades do implante. Também recomende uma escova de dentes macia, pois cerdas duras podem danificar as próteses. Escovas macias também são recomendadas para quem não tem implantes.

Uma outra dica é em relação a enxaguantes bucais e outros produtos: é importante que o paciente não utiliza nada abrasivo que cause danos nos implantes, portanto vale a pena recomendar um marca ou produto mais adequado.

Faça um acompanhamento próximo

Os pacientes precisam passar por limpezas profissionais nas próteses, feitas por dentistas, para remover placas e sujeiras e locais inacessíveis durante a escovação normal. Além do que será feito em casa.

Esses momentos também servirão como uma oportunidade para o dentista reforçar as técnicas e procedimentos mais adequados para a limpeza de próteses protocolo.

E isso vale tanto para quem ainda não está fazendo uma boa higienização quanto para quem já dominou a técnica. É importante que o dentista exerça esse papel de “fiscal” da limpeza para incentivar que os pacientes façam um trabalho cada vez melhor.

E agora que você já sabe melhor como funciona a limpeza de próteses protocolo, que tal aproveitar para aprender mais sobre implantes dentários no nosso guia completo do assunto?

Recent Posts

Leave a Comment