Como limpar e guardar a dentadura corretamente

 em Para idosos, Público em geral

É muito comum que os usuários de prótese dentária tenham dúvidas sobre a higienização e armazenamento de suas dentaduras. O fato é que a durabilidade da prótese (bem como a sua saúde bucal) depende diretamente dos cuidados na hora de limpá-la e guardá-la. Além disso, limpeza adequada da dentadura é essencial para evitar o acúmulo de tártaro, além de garantir um sorriso mais claro e bonito.

Quer saber como limpar e guardar a sua dentadura corretamente? Então continue lendo o nosso artigo!

Limpe a dentadura após a alimentação

Depois de cada refeição, limpe a dentadura, ainda que seja somente com água. Procure higienizar a parte interna e externa da prótese, pois se você deixar os alimentos acumularem por muito tempo, posteriormente será difícil remover a sujeira.

Não use creme dental comum

Para fazer a limpeza da sua dentadura, o ideal é usar sabonete glicerinado neutro. Outra boa alternativa é utilizar produtos específicos para dentaduras. No mercado, existem várias opções disponíveis para essa finalidade. As pastilhas efervescentes, por exemplo, são muito eficientes na limpeza de dentadura, pois elas liberam oxigênio e isso ajuda na eliminação de resíduos alimentares, promovendo uma melhor higienização. Essa opção é, inclusive, muito indicada para quem tem problemas motores. Sua única desvantagem é que, para fazer a higienização com pastilhas, é necessário deixar as próteses de molho entre 6 e 8 horas.

Segure a dentadura com firmeza

É importante segurar a dentadura com muita firmeza enquando você estiver lavando-a a fim de evitar que ela caia e se danifique. Uma boa estratégia é tampar a pia e cobri-la com um pouco de água para que a prótese não sofra muito impacto no caso de uma queda.

Use uma escova ideal

Quando se trata de limpeza de dentaduras, o mais indicado é usar escovas grandes, de qualidade e que tenham cerdas regulares, pois isso impede que a resina da prótese fique desgastada ou arranhada. Algumas empresas possuem escovas feitas especialmente para próteses.

Guarde adequadamente

As dentaduras duram, em média, 4 anos, e para que elas não estraguem ou necessitem de adaptações precocemente, é fundamental guardá-las da maneira adequada. Faça uso das pastilhas efervescentes à noite ou seque-as bem antes de guardá-las em uma caixa acrílica ou pote de vidro. Isso ajuda a evitar infecções bacterianas causadas pela umidade. Lembre-se ainda de não dormir com a dentadura, pois é importante que sua gengiva descanse.

Outros cuidados

  • Não adianta cuidar apenas da dentadura. É necessário também higienizar a língua para evitar o acúmulo de bactérias e problemas bucais como a halitose.
  • Evite os produtos “milagrosos”, pois boa parte deles pode até limpar a dentadura, mas também tem propriedades químicas que podem corroê-la.
  • Nunca jogue a antiga prótese fora. Elas podem ser úteis caso você precise consertar ou readaptar a sua prótese nova.
  • Não use água sanitária, vinagre e outros produtos abrasivos para limpar dentaduras, pois eles corroem a resina da prótese!

E você, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na higienização da sua dentadura? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar os resultados nos comentários, ou ainda dizer se ficou com alguma dúvida. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

denturer

Publicações recentes
Showing 3 comments
  • Elaiz
    Responder

    Bom dia! Obrigado pela dica, comecei o uso recentemente e tinha dúvidas quanto a higiene.

  • Sergio Calegario
    Responder

    Gostei dos comentários.
    Para eu guardar por mais de 3 dias, pode guardar embrulhado em papel toalha?

    • TePe
      Responder

      Olá Sergio! Não temos como informá-lo com precisão. Para não ter dúvidas, siga as dicas que demos em nosso post.

Deixe um comentário