Como manter a higiene correta do aparelho ortodôntico

 em Aparelhos Ortodonticos, Veja como usar

Usar aparelho ortodôntico exige do paciente mais cuidado com a saúde de seus dentes, afinal, o material utilizado para a fabricação dos aparelhos fixos ou móveis são ótimos ambientes para promover o crescimento bacteriano. Para não se tornar o foco de cáries e tártaro, portanto, os aparelhos demandam cuidados de higiene regulares.

Para proteger a sua boca sem precisar abrir mão das melhorias que o aparelho vai trazer para os seus dentes, que tal conhecer agora algumas dicas de higienização do aparelho? Continue lendo!

Higiene do aparelho: essencial para resultados satisfatórios

Você usa o aparelho ortodôntico para que seus dentes sejam deslocados para as posições corretas, te deixando com um sorriso mais alinhado e uma mordida mais adequada? Pensando nisso, imagine colocar o tratamento a perder por causa de cáries ou outras complicações que a má higienização bucal pode trazer! Não faz sentido, não é mesmo?

Como o aparelho pode se tornar um meio para a reprodução e crescimento bacteriano, quando a higienização não é feita corretamente, a saúde da arcada dentária é colocada em risco, podendo prejudicar a atuação do aparelho no posicionamento ideal dos dentes.

Para ter sucesso no seu tratamento, portanto, manter seus dentes e aparelho limpos é muito importante!

Atenção com as escovas

Todo mundo que usa aparelhos ortodônticos precisa adquirir dois tipos de escova de dente:

  • A escova tradicional, com cerdas macias e cabeça pequena para facilitar a escovação dos dentes posicionados no fundo da boca;
  • e a escova específica para cuidado com o aparelho.

Para os aparelhos fixos, o ideal é adquirir a escova interdental, que ajuda a limpar entre os dentes e os braquetes; enquanto, para o aparelho móvel, o ideal é optar por escovas com cerdas arredondadase com formato em V, para remover o máximo de placa bacteriana de sua superfície.

Vale lembrar também que as escovas de dente utilizadas por pacientes que usam aparelho fixo têm um tempo de vida reduzido, já que o contato frequente com o aparelho aumenta a superfície de atrito, que desgasta as cerdas. Por isso o tempo máximo de vida útil das escovas de dente deve ser de três meses.

O fio dental é item essencial

Você acha que a higienização dos dentes e do aparelho não necessita do cuidado com o fio dental? Então saiba que está muito enganado! O fio dental é considerado um produto insubstituível para qualquer cuidado odontológico e, por esse motivo, faz parte da higienização da arcada dentária de pessoas que usam aparelhos fixos e móveis.

Em aparelhos fixos, se o paciente enfrentar muita dificuldade ao utilizar o fio dental entre os braquetes, a ajuda de um passa-fios pode ser essencial para que a higienização seja feita corretamente. Com o tempo de prática, esse processo vai se tornando cada vez mais fácil.

Evite o consumo de alimentos que dificultam a limpeza

Essa recomendação é específica para quem faz tratamento com aparelhos fixos: alimentos ricos em açúcar ou com consistência pegajosa, como balas, chicletes e doces, devem ser evitados para não grudar e dificultar a higienização do aparelho e dos dentes.

Como esses alimentos dificultam a remoção dos resíduos, eles podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças como a placa bacteriana e a cárie.

Aparelhos móveis devem ficar de molho

Como os aparelhos móveis podem ser removidos frequentemente para higienização dos dentes, é interessante criar o hábito de escová-los antes de posicioná-los novamente na arcada dentária e, pelo menos uma vez por mês, deixá-los de molho em uma solução com água e enxaguante bucal.

Os cuidados com a higiene correta do aparelho ortodôntico se assemelham muito com os cuidados tradicionais que devemos ter com a nossa saúde bucal: você só precisa ter um pouquinho mais de atenção e carinho na hora de higienizar também o seu aparelho!

Há quanto tempo você usa aparelho? Está limpando-o do jeito certo? Conte para a gente nos comentários e, sempre que ficar com alguma dúvida, não demore a ligar para o seu dentista!

Publicações recentes

Deixe um comentário