Como montar um espaço para crianças em clínicas odontológicas?

 In Para Dentistas

Saiba como fazer do seu consultório um local divertido e interativo para as crianças. Confira!

Um espaço para crianças no consultório é uma das estratégias que podem assegurar que os pequenos tenham uma boa experiência no odontologista. É preciso um cuidado especial com esse público, pois é fundamental que eles se sintam seguros e estejam tranquilos para o sucesso de um tratamento.

A falta de conhecimento de como é um tratamento odontológico combinada com um ambiente estranho pode fazer com que muitas crianças sintam medo do dentista, algumas vezes isso parte dos próprios pais, que tiveram experiências ruins no passado e acabam transmitindo isso para os filhos.

Neste artigo, vamos ensinar algumas dicas para elaborar um espaço para crianças que as deixará muito mais à vontade no consultório ou na clínica. Aprenda!

Delimitando um espaço para crianças na clínica

O primeiro passo para criar um espaço para receber crianças é escolhendo o local físico. Idealmente, ele deve ser anexo à sala de espera ou parte dela. A ideia é que seja um ambiente diferenciado que tenha uma temática infantil e elementos lúdicos que vão envolver os pequenos.

Invista em uma decoração para crianças

Deixe esse espaço com a cara das crianças. Do piso ao teto, invista em cores e formas vibrantes que vão combater a frieza tradicional de um consultório e deixá-lo mais aconchegante. Se esse for seu principal público, considere também expandir essa decoração para outras áreas, como a recepção e a sala de atendimento.

Tenha cuidado na escolha da mobília

Quando for definir os móveis para o espaço para crianças, procure por cadeiras e sofás sem pontas e que sejam feitos de materiais fáceis de limpar. Não use objetos de vidro ou com formatos que possam colocar acidentalmente machucar as crianças. Também evite qualquer peça pequena que possa se desprender e ser ingerida.

A recomendação ideal é fazer móveis planejados com cantos abaulados, o que evita acidentes.

Compre brinquedos para distrair as crianças

Faça desse espaço da clínica um local em que as crianças gostem de ficar. E para isso é ideal que existam brinquedos simples que possam distraí-las enquanto esperam. Com isso, a chance de que fiquem entediadas e queiram ir embora antes mesmo da consulta começar é menor.

Faça uma mesa de atividades com lápis e papel

Ter um espaço com vários lápis de cor, giz de cera e papel colorido é uma estratégia supereficiente para distrair as crianças e também os pais, que poderão brincar com os filhos. Uma mesa de atividades desse tipo é um investimento barato e fácil. Mas tome o cuidado de deixar lápis e giz de cera fora do alcance das crianças menores, que podem ingerir esses itens.

Ofereça revistas em quadrinhos e materiais educativos

Uma opção de entretenimento para as crianças maiores pode ser uma estante com quadrinhos e materiais educativos. A leitura de conteúdos que falem sobre a importância da escovação, por exemplo, pode ao mesmo tempo entreter e educar, já preparando os pequenos para a consulta com o dentista em seguida.

Disponibilize um fraldário para os pais

Ter um fraldário na clínica é uma forma de mostrar aos pais que as crianças menores são muito bem-vindas no consultório e que existe uma preocupação com o bem-estar delas. A saúde bucal deve começar bem cedo e, além disso, não é incomum que uma mãe venha com um irmão mais novo do paciente para a consulta.

E agora que você já sabe como montar um espaço para crianças no seu consultório, que tal aproveitar e descobrir como ensinar a elas a usar o mini-flosser?

Recent Posts

Leave a Comment