Como prevenir a gengivite praticando exercícios físicos

 em Público em geral

Manter uma rotina saudável de alimentação e de prática de exercícios físicos é uma maneira eficiente de diminuir os riscos de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis como o colesterol alto, a hipertensão e a diabetes.

A prática de hábitos de vida saudáveis também pode ajudar a diminuir a incidência de um outro tipo de doença que, geralmente, não é relacionada a esses fatores: a gengivite. A gengivite é uma inflamação da gengiva causada por um excesso de acúmulo de placa bacteriana e tártaro não tratado e, a longo prazo, pode acarretar em perdas ósseas e de dentes.

Um estudo atual, publicado por uma revista americana importante na área da odontologia (Journal of Periodontology), observou que indivíduos adultos que apresentavam hábitos saudáveis e vida física ativa sofrem menos com riscos de desenvolver problemas na região bucal, como por exemplo, a gengivite.

Aproveitando essa recente descoberta vamos falar hoje sobre como prevenir a gengivite mantendo hábitos de vida saudáveis e praticando exercícios! Acompanhe-nos!

Gengivite é uma doença comum em adultos

Quanto mais velhos ficamos, mais sensíveis e vulneráveis nossos dentes estão a problemas relacionados com a saúde, por esse motivo, é mais comum encontrar altas incidências de gengivite, cáries e outras doenças em adultos do que em crianças.

Adultos também têm hábitos alimentares menos regulares e saudáveis, fumam mais, consomem mais bebidas alcoólicas e se estressam mais, e todos esses são fatores que podem aumentar a incidência de doenças bucais.

Pessoas que atingem a faixa etária de 50 anos já são consideradas com risco ainda maior de ter problemas com a saúde dos dentes, por isso, é preciso prestar ainda mais atenção à saúde da região bucal.

Relação entre gengivite e exercícios físicos

Quando mantemos hábitos de vida saudáveis, nosso organismo funciona de maneira harmoniosa e em plenas condições de combater possíveis doenças que surgem naturalmente ao longo da vida.

A gengivite nada mais é do que uma doença que se aproveita de um organismo debilitado para se estabelecer e desenvolver. Pessoas que não praticam atividades físicas regularmente tendem a apresentar imunidade mais baixas e maior dificuldade de manter o metabolismo funcionando corretamente e, por esse motivo, acredita-se que a susceptibilidade para desenvolver gengivite é ainda maior.

O estudo citado na introdução desse texto não consegue afirmar exatamente qual é a relação entre a prática de atividades físicas e a redução dos quadros de gengivite, mas acredita-se que os baixos índices de obesidade e sobrepeso em quem se exercita regularmente ajudem a manter seus organismos mais saudáveis e mais resistentes ao desenvolvimento de doenças.

Exercícios aeróbicos são os melhores por ajudar a controlar o peso

Os exercícios mais indicados para ajudar a controlar o peso corporal e manter o organismo mais saudável são os aeróbicos, que gastam maior quantidade de energia e estimulam o melhor funcionamento de todo o corpo. Por isso, pratique sempre algum tipo de exercício aeróbico como natação, corrida, lutas, danças e esportes coletivos, para melhorar sua resposta imune e prevenir a gengivite.

Cuidados com a alimentação são essenciais

Exercitar-se regularmente não é a única maneira de prevenir o surgimento de gengivite. É preciso manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes para que o organismo tenha energia, vitaminas e minerais suficientes para se manter saudável. Por isso, garanta a manutenção de uma dieta balanceada para que os seus riscos de desenvolver gengivite sejam ainda menores.

Outras formas de prevenção da gengivite

Não se esqueça de que não basta fazer atividades físicas regulares e se alimentar bem para evitar o desenvolvimento de gengivite e outros quadros clínicos específicos da região bucal: é preciso ainda manter uma rotina de higiene completa da boca, línguas e dentes para evitar o acúmulo de bactérias na região.

Se você ainda tiver dúvidas em relação a como fazer uma higiene bucal adequada, consulte seu odontologista e também dê uma conferida nas nossas dicas de como fazer uma limpeza da boca completa em casa!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a relação entre a gengivite e os exercícios físicos? Deixe seu comentário!

Publicações recentes
Showing 4 comments
  • Saúde Encima
    Responder

    Importante informação de utilidade pública. Continue nesse mesmo intento de informar e dá dicas de saúde.

  • Fernando Diniz
    Responder

    Fazer exercício físico é bom para ter uma vida saudável.

  • Juan
    Responder

    Bacana.

  • Odile Gomes
    Responder

    Olá,
    Adorei o seu site. Eu própria já fui gordinha :), mas com muita força de vontade e aconselhando-me bastante em sites de emagrecimento, consegui perder 38 Kg.
    Estou aqui para dar bastante força a todas as pessoas que pretendem perder peso de uma forma saudável.
    Não desistam. Acreditem no vosso crer.

Deixe um comentário