Como prevenir placas bacterianas? Dentista dá dicas

 In Público em geral

Placa bacteriana é um acúmulo amolecido de bactérias, restos alimentares e das partículas da saliva que se insere sobre os dentes e outras estruturas da boca, caso da língua. Esse depósito pode se estruturar em questão de horas. Se não for removido periodicamente, pode colocar a boca em risco para alguns sinais e sintomas indesejados ? caso da cárie, das doenças das gengivas e do mau hálito.

Como saber se tenho placa nos dentes?

Em geral, a textura mais “gosmenta” acumulada sobre os dentes ou depósitos esbranquiçados ou amarronzados na língua, que facilmente são removidos com a escova ou fio dental, incluem a placa bacteriana. Em alguns casos sugere-se a aplicação de um corante (hoje disponível em versão comercializada de bochecho), que pigmenta essas estruturas da massa de placa bacteriana e facilita a maior visualização desse depósito para as pessoas.

Como posso evitá-las?

Praticando higiene bucal satisfatória que inclua escovas de boa procedência, acompanhadas de boa e frequente utilização (crianças, no mínimo três vezes ao dia, e adultos, no mínimo duas vezes ao dia). Além disso, o fio dental ou escovas interdentais ? para os vãos dos dentes ? são parceiros indispensáveis à prática regular da higiene bucal. Restringir o consumo de açúcar é outro fator que torna as bactérias da placa menos nocivas à saúde da boca.

O que fazer para eliminá-las?

Com técnicas e recursos de higiene adequados a sua necessidade. Seu dentista saberá orientá-lo sobre o tema e individualizar ao seu caso o que existe para a higiene bucal.

Alguns alimentos ajudam no aparecimento delas?

Sim, especialmente os açúcares pegajosos ? balas, sorvetes, chicletes e outros.

Elas podem causar problemas à saúde bucal?

Tanto para a saúde dos dentes e das gengivas, como para a saúde global. Estudos apontam que pessoas com mais doenças de boca decorrentes da inadequada remoção diária da placa bacteriana são mais susceptíveis a problemas cardiovasculares, descontrole do diabetes, partos prematuros e infecções dos pulmões e do aparelho digestivo.

 

Dr. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes é cirurgião-dentista, mestre em Odontologia pela Universidade Paulista, membro internacional da American Academy of Periodontology e consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e do blog Adoro Sorrir.

 

Fonte: Id Med (matéria publicada em 29 de julho de 2011)

 

 

Recent Posts