Como saber se você precisa retirar os dentes sisos

 em Público em geral

Você conhece os dentes sisos? Provavelmente já deve ter ouvido falar neles como os “dentes do juízo”, pois costumam aparecer na nossa arcada dentária durante a adolescência. Esses dentes são sempre motivo de muito questionamento durante essa fase da vida, já que muitos dentistas optam por remover os quatro dentes sisos de seus pacientes jovens, até mesmo antes de algum deles nascer.

Você sabe por que eles são um dos alvos favoritos dos cirurgiões dentistas? Como saber se você realmente precisa retirar os dentes sisos? No artigo de hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto! Confira logo abaixo!

Porque retiramos os dentes sisos?

A primeira pergunta que deve ter surgido na sua cabeça após ler a nossa introdução sobre esse tema foi: por que nós precisamos remover os dentes sisos da nossa arcada?

Apesar de não ser uma regra no tratamento odontológico, muitos dentistas acreditam que a presença desses dentes na arcada dentária pode resultar em maior quantidade de problemas do que, necessariamente, benefícios para o paciente que opta em ficar com eles.

Os sisos são dentes de difícil higienização e, em algumas situações, podem comprometer a qualidade da saúde bucal e do arranjo da arcada dentária após o seu nascimento. Para evitar esses e outros problemas mais graves após o surgimento desses dentes, muitos dentistas optam por removê-los rapidamente da boca de seus pacientes.

Existe idade ideal para remover esses dentes?

Apesar de ser comum observar o nascimento dos dentes sisos durante a adolescência, não existe uma idade ideal para remoção dessas estruturas. Muitos dentistas optam por realizar a cirurgia em seus pacientes somente quando é detectado algum problema durante o nascimento do siso, como inflamações constantes, dores de cabeça ou comprometimento da estrutura da arcada, por isso ela pode ser feita em qualquer época da vida.

Especialistas acreditam que, apesar de aguardar os sintomas tradicionais do nascimento desse dente, o ideal é realizar a remoção do siso na faixa etária que varia entre os 15 ou 18 anos, preferencialmente antes de ele irromper, para prevenir possíveis complicações na região bucal.

Quais são sinais comuns de que o siso está atrapalhando?

Você gostaria de saber se o seu siso precisa ser removido ou não? Alguns sinais clínicos podem te ajudar a indicar para o dentista que algo está errado no nascimento desse dente:

  • Constante inflamação na região anterior da gengiva;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Dificuldade de higienização do local;
  • Surgimento de dentes tortos na arcada;
  • Presença de cáries nos dentes da região.

Com a sinalização desses sintomas, o dentista consegue fazer um acompanhamento mais completo do dente siso, realizando radiografias e outros exames na região, identificando a necessidade de retirar essas estruturas. Os sisos que não são retirados, a longo prazo, podem prejudicar a saúde bucal e desenvolver infecções locais, cistos e problemas estruturais na arcada dentária.

Existem pessoas que não tem sisos?

Se você visitou o dentista recentemente e descobriu que não tem sinal do nascimento de sisos na sua arcada dentária, não se preocupe: essa é uma situação que tem se tornado cada vez mais comum nos consultórios odontológicos.

Graças a evolução constante da raça humana, muitas pessoas já nascem sem esses dentes, já que a espécie percebe que a ausência dessas estruturas não resulta em danos funcionais ou estéticos para o organismo humano. Esses indivíduos “evoluídos” não precisam se preocupar com os problemas que podem ser causados após o nascimento dos dentes sisos.

Algumas pessoas, entretanto, podem nascer com somente um, dois ou três dentes sisos e, nessas situações, apesar de também serem beneficiados com a resposta evolutiva do organismo, os dentes remanescentes devem ser removidos, já que não é interessante manter dentes sem seus antagonistas nas arcadas dentárias.

A cirurgia de remoção é dolorida?

Sabemos que a cirurgia para remoção dos sisos é um dos tratamentos clínicos mais temidos por pacientes que precisam passar por procedimento odontológicos. Entretanto, graças ao avanço das técnicas cirúrgicas, da qualidade dos anestésicos e do nível de estudo dos cirurgiões dentistas, os procedimentos de remoção dos dentes sisos são considerados muito simples e com baixíssimo risco de complicação no período pós cirúrgico.

Por esse motivo, muitos profissionais têm orientado seus pacientes a retirar os dentes sisos antes mesmo de identificar qualquer tipo de problema na saúde bucal. Se você teme a cirurgia para tirar os dentes sisos, não se preocupe! Ela é um procedimento fácil e tranquilo, especialmente quando feita no período certo.

Você já precisou retirar os dentes sisos? Conhecia os problemas bucais que podem ser desenvolvidos após o nascimento desses dentes? Deixe seu comentário sobre esse assunto e tire suas dúvidas conosco!

Publicações recentes
Comments
  • SANDRA HELENA BONDAROVKSY
    Responder

    Obrigada pelos esclarecimentos.
    Valeu!

Deixe um comentário