Como ter uma boca saudável durante o tratamento de câncer?

 In Oncologia, Público em geral

O câncer é uma doença que demanda bastante atenção durante seu tratamento, já que alguns medicamentos são muito fortes e podem afetar o poder da nossa resposta imune. A saúde bucal também deve ser tratada com cuidado durante quimioterapia, já que algumas situações clínicas têm mais chances de se desenvolver após a administração de certas drogas.

Mas o que fazer para manter uma boca saudável durante o tratamento de câncer? É o que vamos te ensinar no texto de hoje!

Atente-se à saúde bucal pré-quimioterapia

Para quem pretende manter a saúde bucal durante a quimio, o primeiro cuidado deve ser realizado antes mesmo que se inicie a administração dos medicamentos para controle da doença. A pessoa que sabe que vai se submeter ao tratamento da doença deve procurar resolver todos os problemas relacionados à saúde bucal antes de começar a administração dos remédios.

Algumas atitudes que devem ser tomadas pelo paciente que vai iniciar o tratamento do câncer a fim de diminuir o risco de complicações na saúde bucal são:

  • Fazer uma limpeza dos dentes;
  • tratar possíveis cáries;
  • aplicar fluor;
  • e conferir o bom estado de próteses.

Trate eventuais feridas na boca

Mesmo com todos os cuidados com a saúde bucal antes do tratamento quimioterápico, é possível que algumas lesões apareçam nos lábios ou na parte interior da boca do indivíduo que está se medicando contra o câncer. Quando isso acontecer, algumas pequenas alternativas podem ajudar a reduzir o desconforto causado por essas lesões:

  • Enxágue a boca a cada duas horas durante o dia e uma vez antes de dormir, já que a quimioterapia pode ressecar bastante os lábios, causando feridas. Adicionar sal de mesa e/ou fermento químico à água de enxágue também ajuda a aliviar os sintomas.
  • Alguns produtos que simulam a saliva, chamados de saliva artificial, também podem ajudar a reduzir os sintomas de boca seca.
  • Fazer o uso de protetores labiais ajuda a diminuir a fricção entre lábios e dentes e, consequentemente, as lesões na região.

Faça a higiene bucal corretamente

Cuidar da higiene bucal também é essencial para o indivíduo que quer manter uma boca saudável durante o tratamento de câncer.

Para isso, procure sempre escovar bem os dentes, com movimentos gentis e escovas especiais para evitar gerar novas lesões; use pastas dentais comuns, sem nenhum tipo de agente branqueador ou antibacteriano para evitar irritações na gengiva e nos dentes; e conte com a ajuda de enxaguantes bucais feitos em casa com um pouco de sal e bicarbonato de sódio, evitando o uso de enxaguantes que contêm álcool em sua composição e, por isso, podem ressecar os lábios e aumentar as lesões.

Fique atento à qualidade da sua alimentação

A desnutrição é um dos grandes problemas enfrentados durante o tratamento do câncer, já que muitas pessoas se alimentam mal após o início da administração dos quimioterápicos. Para ajudar a manter uma boca saudável durante a quimioterapia, a boa alimentação é uma das chaves para o equilíbrio da saúde do paciente.

Portanto, além de se alimentar de maneira equilibrada, valorizando todos os macro e micronutrientes essenciais para a manutenção do nosso metabolismo, procure sempre ingerir alimentos macios, que vão machucar menos a boca, e passar longe de alimentos ácidos como o limão, a laranja e o abacaxi. Produtos e pratos picantes também devem ser evitados para não causar desconfortos desnecessários. Opte também por ingerir alimentos em temperaturas moderadas, evitando extremos como pratos muito frios ou muito quentes.

E não se esqueça de que, além de se alimentar muito bem e com atenção, a ingestão regular de líquidos também é essencial para manter a hidratação do organismo e, consequentemente, da boca.

Fuja do cigarro e do álcool

O tabaco e as bebidas alcoólicas podem aumentar o risco de lesões bucais, já que são agentes irritantes que agem nessa região. O paciente que está se submetendo a um período de quimioterapia e que pretende manter uma boca saudável durante o tratamento de câncer não deve fumar nem beber nesse intervalo de tempo.

Conte sempre com a ajuda de seu médico

Se, mesmo com todos esses cuidados, você continua apresentando lesões e desconfortos bucais durante o tratamento quimioterápico, não hesite em contar com a ajuda de seu médico para resolver problemas graves e desconfortos que não são solucionados com facilidade.

Os cuidados bucais são essenciais para qualquer paciente que está passando por algum tipo de tratamento contra o câncer. Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Fale com a gente no espaço reservado para comentários!

bioxtra_post

Recent Posts
Showing 2 comments

Leave a Comment