Como tratar a gengivite? Confira 5 cuidados importantes

 In Gengiva

Como o próprio nome diz, gengivite é uma inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana que se acumula na superfície dos dentes, principalmente quando a higiene bucal não é realizada de forma correta. Quando não recebe a devida atenção e cuidado pode evoluir para a doença periodontal, que afeta também os tecidos ao redor dos dentes, responsáveis pela sua sustentação, e faz com que a gengiva se retraia. A consequência? Você pode até mesmo perder o sorriso lindo que têm.

No post de hoje, saiba como tratar a gengivite e conheça 5 cuidados importantes para evitar essa doença. Confira:

Mas como tratar a gengivite e evitar que ela evolua para o quadro mais grave?

Como já mencionamos, na maioria dos casos, a gengivite resulta do acúmulo da placa bacteriana, gerada por uma higiene bucal precária ou feita de forma incorreta. A placa é composta por resíduos, muco e bactérias dos alimentos. Tem aspecto esbranquiçado e parece estar “grudada” nos dentes. Uma das consequências de seu acúmulo, inclusive, são as cáries.

Caso ela não seja removida, pode desenvolver o que chamamos de tártaro, que causa a irritação, o inchaço e o aumento da sensibilidade das gengivas.

A seguir, confira os cuidados indicados para manter a saúde bucal em dia:

1 – Escove bem os dentes e não dispense o fio dental

Não é difícil identificar a placa bacteriana. Sorria na frente do espelho e caso identifique um material semelhante ao descrito acima grudado nos dentes, procure imediatamente um médico. De qualquer forma, este mal pode ser combatido com uma bela escovação, seguida da aplicação de fio ou fita dental.

Agende um horário no dentista, mas desde já comece a escovar os dentes com seriedade e sem pressa. Assim, você evita prejuízos, tanto no bolso, quanto no estado de saúde.

2 – Limpe os dentes de forma correta

Como tratar a gengivite por meio da escovação dentária? Prefira escovas com cerdas macias, que não agridem a gengiva e não desgastam os dentes. Opte com cremes dentais que levem flúor em sua composição e jamais pressione excessivamente a escova contra a gengiva, para não causar a sua retração. E como estamos falando de placa bacteriana, o ideal é finalizar com um enxaguante bucal antisséptico. Consulte um especialista para saber qual o mais adequado para você.

3 – Faça a escovação após todas as refeições

Se você trabalha fora, carregue uma necessaire com a escova macia e o fio dental para onde for. Depois das refeições, calmamente, massageie dente por dente, sem exagerar na força. E antes de dormir, repita a operação, mesmo que a tenha realizado após a última refeição.

4 – Evite alimentos e bebidas doces

Como tratar a gengivite? Se não estiver munido do seu kit de limpeza bucal, esqueça a sobremesa e o cafezinho repleto de açúcar após a refeição. Alimentos e bebidas doces são um veneno para os dentes, assim como o cigarro. E corra para o dentista ao notar qualquer sinal de alteração na sua gengiva!

5 – Adote tratamentos caseiros para diminuir a dor

Se já apresenta sensibilidade nas gengivas, além do acompanhamento médico, realize bochechos com água salgada ou com uma colher de chá de água oxigenada dissolvida num copo de água. Além de amenizar a dor, essas substâncias também contribuem para eliminar as bactérias que podem estar instaladas na região bucal.

Tem mais alguma dica sobre como tratar a gengivite? Compartilhe com a gente nos comentários!

Recent Posts

Leave a Comment