Como tratar a raiz exposta do dente?

 In Gengiva, Público em geral

A raiz exposta é uma condição periodontológica na qual ocorre retração gengival com exposição da raiz do dente. Como a raiz não é recoberta por esmalte, a dentina, que é um material poroso, acaba por expor as terminações nervosas da polpa aos estímulos externos. Assim, frio, calor, alimentos, principalmente os doces, provocam dor, caracterizando os chamados dentes sensíveis, que chega a atingir 1 em cada 4 adultos. Aqui então, vamos saber quais os tratamentos disponíveis e quais as diferenças entre eles.

O que causa a raiz exposta?

Para que haja exposição da raiz do dente, a gengiva precisa estar retraída, mas esse processo pode ser induzido por diversas outras doenças. A escovação incorreta, com escovas muito duras ou com muita força, pode lesar a gengiva, que, após um processo inflamatório crônico, sofrerá retração. A placa bacteriana age pelo mesmo processo, uma vez que induz um processo inflamatório gengival. Além disso, há causas anatômicas, como a inserção alta dos freios labial ou lingual que também podem provocar a retração.

O que fazer para evitar ou tratar?

Primeiramente, é preciso procurar um dentista, que é quem fará o diagnóstico e será capaz de determinar a causa do processo. Só assim, o profissional poderá determinar o melhor tratamento.

A melhor maneira de se tratar a retração gengival é, na verdade, prevenindo seu acontecimento. Use escovas macias e seja delicado na escovação. Não deixe de usar fio dental regularmente e de fazer visitas periódicas ao dentista para limpezas, garantindo dentes livres de placa bacteriana.

Pastas dessensibilizantes

Quando utilizadas pelo menos duas vezes por dia, essas pastas reduzem o principal sintoma, que é de dor na ingestão de alimentos muito gelados ou muito quentes.

Flúor

O flúor também é muito importante, uma vez que ele favorece a deposição de esmalte sobre a dentina exposta, o que irá reduzir a dor e protegê-la de cáries. Pode ser utilizado no próprio creme dental, no antisséptico ou em um gel especial aplicado com moldes bucais por 3 a 5 minutos.

Alimentação

A ingestão de água ou leite após alimentos ácidos também auxilia nesse efeito protetor. Recomenda-se que a escovação não seja feita imediatamente após a alimentação, já que a acidez da comida deixa o dente mais sensível ao desgaste provocado pela escova.

Selante

Também é possível aplicar um selante sobre as regiões expostas, como um vernix de flúor, que irá ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina, ou um agente fixador, material usado em restaurações de cáries, que irá impermeabilizar os poros da dentina, impedindo a dor.

Laser

Há alguns lasers terapêuticos no mercado que agem sobre a dentina exposta e reduzem sua sensibilidade.

 

Tratamento de canal

Em casos mais sérios, é possível ainda realizar um tratamento de canal, no qual a raiz nervosa do dente é retirada, impedindo um novo estímulo de dor. Essa técnica precisa ser combinada com outras que protegerão a dentina de cáries mas resolve completamente o sintoma de dor.

Enxertos de tecido conjuntivo

É uma cirurgia na qual um pedação de mucosa de outra região é transferido para o local de lesão, recobrindo a área exposta e resolvendo definitivamente o problema.

Deu para perceber que embora a raiz exposta incomode bastante no início, há diversos tratamentos que podem facilitar a sua vida, seja reduzindo a dor ou protegendo de futuras cáries. Assim, faça visitas regulares ao dentista, mantendo-o a par de seu quadro e de seus sintomas, e discutindo as melhores opções de tratamento disponíveis para o seu caso. É muito importante também seguir as orientações dietéticas e de escovação para evitar que a raiz de outros dentes também se tornem expostas e o problema retorne.

Leia aqui no nosso blog sobre outros assuntos relacionados à saúde bucal e comente suas dúvidas para posts futuros!

 

Recent Posts
Showing 28 comments
  • Flavio Dias Ribeiro
    Responder

    Fui ao dentista para extrair um dente e o mesmo quebrou o dente, deixando a raiz e o nervo expostos. Eu não aguento tomar anestesia no nervo para poder retira-lo, não consigo comer nem ingerir nada, a dor é insuportável. O que devo fazer?

    • TePe
      Responder

      Olá, Flavia. O seu caso é específico e deve ser analisado com todo o cuidado por um profissional. Siga o procedimento recomendado pelo seu dentista. Se os sintomas forem constantes procure um dentista novamente.

  • Sandra Bonilha
    Responder

    Não encontrei a resposta para minha pergunta??

    • TePe
      Responder

      Olá, Sandra Bonilha. No que podemos ajudar?

  • Vanessa
    Responder

    minha filha de 8 anos esta com a raiz do dente de leite exposta estou com medo levei ela no dentista e ela disse que nao e caso urgente tenho medo das bacterias residuo de alimentos oq eu faco?

    • TePe
      Responder

      O caso dela é específico e somente um dentista poderá avaliá-la. Cada profissional tem seu método de trabalho. Caso esteja com dúvidas quanto a opinião dada pelo primeiro dentista, busque-a com um segundo.

  • andre
    Responder

    estou com um buraco gigante no terceiro miolar e doi quando tento morder algo oque poderia ser ?

    • TePe
      Responder

      Olá, Andre. Se os sintomas forem constantes procure um dentista para que possa ser analisado o seu caso e recomendado o procedimento ideal para sua situação.

  • Fabiana
    Responder

    Eu uso aparelho a 6 anos e 2 anos que não faço manutenção eu tenho raízes exposta em um dente e duas falha em cima e em baixo hoje sinto dores fortes de cabeça e no local das falhas com a mesma sequência e já não consigo mastigar do lado das falhas e da raiz exposta o que eu faço?

    • TePe
      Responder

      Olá, Fabiana. O recomendado é ir ao dentista o quanto antes para que seja analisado o seu caso em específico e feito o melhor procedimento para a sua situação.

  • Jovane
    Responder

    Bom dia, tenho a maioria dos dentes com raiz exposta, escovo eles de maneira correta, o que devo fazer??

    • TePe
      Responder

      Olá, Jeovane. Recomendamos que vá ao dentista para que ele possa analisar melhor o seu caso e recomendar o melhor procedimento a ser feito. Escovas Macias também são recomendadas como forma de tratamento.

  • vanessa
    Responder

    coloquei aparelho faz 40 dias e a gengiva em dois dentes laterais esta levantando, sindo dor ao escovar somente! Informei ao dentista e ele só pediu para eu trocar a escova por uma mais macia, sera que devo trocar o dentista?

  • Vanuza Siqueira
    Responder

    Olá boa noite a mais ou menos uns 20 dias comi uma manga e estava bem ácida meio verde, e depois dela em um dente no pé da raíz mal consigo escovar está mu sensível comprei pasta sensodine mais até o momento não adiantou. Não consigo encostar a escova então passei a escovação de cima para baixo ,vê ontem passei com o dedo a pasta. O pé do dente quase morri de dor o que séria o que posso fazer….

    • TePe
      Responder

      Olá Vanuza é um prazer tê-la conosco. Recomendamos que vá ao dentista e informe o seu caso a ele(a). Somente um dentista poderá lhe ajudar.

  • Josué
    Responder

    Estou com a raiz exposta e to morrendo de dor…daria td pra ter meus dentes perfeito mas infelismente e tarde…

  • André
    Responder

    Tenho raiz exposta. Caso não trate quais os danos pode causar para a saúde do meu dente?

    • TePe
      Responder

      Isso pode variar. O ideal é que procure um dentista que avalie seu caso.

  • Vanderlane Lopes Da Silva
    Responder

    Olá amei a postagem a respeito de retração gengival e detalhes super importantes nesse caso tão dolorosos. Vou fazer um canal e preciso saber se o procedimento está certinho e se vai realmente resolver de vez a dor? e se vou perder o dente mais pra frente? estou com a raiz exposta a cerca de 5 meses a dor intensificou agora em maio fui antes em vários dentistas mas não senti confiança de fazer algo só então passei em um dentista confiável e experiente que me falou pra fazer o canal com um especialista somente em canal ai vou fazer agora na segunda acho porque ainda não agendei. obrigada pela atenção e aguardo respostas ATT: Elaine Lopes

    • TePe
      Responder

      Olá Vanderlane. Agradecemos a preferência. O seu caso é específico, precisaria de uma análise precisa para identificar a causa da dor. Recomendamos que retorne ao dentista para que ele possa melhor analisá-la.

  • Vanderlane Lopes Da Silva
    Responder

    Olá amei a postagem a respeito de retraçâo gengival e amei detalhes super importantes nesse caso tão dolorosos vou fazer um canal e preciso saber se o procedimento esta certinho e se vai realmente resolver de vez a dor? e se vou perder o dente mais pra frente? estou com a raiz exposta a cerca de 5 meses a dor intensificou agora em maio fui antes em vários dentistas mas não senti confiança de fazer algo só então passei em um dentista confiável e experiente que me falou pra fazer o canal com um especialista somente em canal ai vou fazer agira na segunda acho porque ainda não agendei. obrigada pela atenção e aguardo respistas ATT: Elaine Lopes

    • TePe
      Responder

      Essas orientações que podem te passar realmente é só seu dentista. Ele avalia seu caso e diz suas especificidades.
      Abraço,

  • karina
    Responder

    Nossa fiquei mais aliviada sabendo desses tratamentos sinto dor por causa do problema mas fiquei satisfeita com a explicação do problema

  • Maura Lins
    Responder

    Estou com a raiz esposta e gengiva baixa, mas não tenho dor gostaria de saber Qual a causa do problema.

    • TePe
      Responder

      Maura Lins, a melhor opção é procurar um dentista para que ele possa avaliar seu caso e te dar uma resposta correta.
      Grande abraço,

  • Maura Lins
    Responder

    No meu caso estou com alguns dentes com a raiz esposta e gengiva baixa, mas não sinto nenhuma dor oque poderia ser a causa?

    • TePe
      Responder

      Olá Maura Lins. Podem ser diversos tipos de causa. Somente um dentista poderá avalia-lá melhor terá como avaliar com precisão o seu caso.

Leave a Comment