Como usar o fio dental? Confira 3 dicas para não errar

 em Fio dental, Público em geral

Muito se fala sobre a importância da escovação para a saúde e higiene bucal. Contudo, a escovação sozinha não consegue eliminar por completo as placas que geram o mau hálito e causam infecções na gengiva. Para que essa higienização seja completa, passar o fio dental ou fita dental é essencial.

Se você tem dúvidas sobre como usar o fio dental, não deixe de acompanhar este post! Nele, vamos falar dos benefícios de usar corretamente o fio dental e daremos dicas úteis para não errar nesse processo de higienização bucal. Confira!

Benefícios de usar o fio dental

Usar o fio ou a fita dental é tão importante quanto fazer a escovação diária dos dentes. Apenas com o uso do fio dental pode-se garantir que os detritos que se acumulam nos espaços interdentais sejam completamente eliminados.

Por conta disso, a higiene bucal só é eficiente com a associação desses dois itens de limpeza dental, já que o fio complementa a escovação ao limpar as partes da arcada dentária que a escova não consegue chegar.

Essa associação é responsável por remover 25% a mais de placa bacteriana do que aquela eliminada apenas pela escovação. Evitando, assim, doenças periodontais, gengivites, mau hálito, perda óssea e, em casos mais sérios, até mesmo a perda de dentes.

Por isso, inclua no seu ritual diário de cuidados bucais o uso do fio dental. Pratique esse hábito com as crianças e ensine-as, desde cedo, como usá-lo. Afinal, assim como todo hábito, passar o fio também requer pratica e habilidade, que serão desenvolvidas ao longo do tempo de uso.

Dicas de como usar o fio dental corretamente

1. Use o fio dental antes de fazer a escovação

Geralmente, as pessoas ficam na dúvida sobre qual o momento certo de usar o fio dental. Algumas acreditam que o melhor momento é após a escovação, para retirar as placas bacterianas que a escovação não conseguiu alcançar. Porém, o correto é usar primeiro o fio dental entre os espaços interdentais e, depois, fazer a escovação completa de toda a boca, incluindo a região da língua.

2. Faça os movimentos corretos com fio dental durante a limpeza

Tão importante quanto incluir o uso do fio dental no seu ritual diário de higiene bucal, é manuseá-lo da maneira correta para evitar machucados e irritações nas gengivas.

O procedimento correto para o uso do fio dental é cortar um pedaço entre 40 e 50 cm do fio e enrolar suas pontas nos dedos médios da mão. Em seguida, deslize o fio entre os dentes, cuidando para que não machuque a gengiva. Faça movimentos de vai e vem entre os dentes, para que todos os espaços sejam limpos.

Vá limpando os dentes, enrolando o fio usado na mão esquerda e repetindo o processo em todos os dentes da boca, inclusive os do fundo. Lembre-se de passar o fio no encontro do dente com a gengiva, para que as placas que crescem escondidas nesses pontos possam ser retiradas. Sangramentos são normais, porém se foram em abundância e não sessarem, busque a orientação de um dentista!

3. Aposte no mini flosser para facilitar a limpeza interdental

Pessoas com necessidades especiais ou dificuldades motoras podem contar com acessórios facilitadores para o processo de higiene bucal com o fio dental. É o caso do mini flosser: pequenos acessórios, fáceis de carregar e com o design perfeito para a limpeza dos dentes. Contam com um fio resiste e fino que pode ser introduzido com mais facilidade nos espaços interdentais, otimizando a higiene e evitando os problemas decorrentes do acúmulo de placas.

E você, tem dificuldade em usar o fio dental? Use os comentários e compartilhe suas experiências conosco!

Publicações recentes

Deixe um comentário