Conheça 4 problemas odontológicos que podem ser causados pela diabetes

 In Público em geral

A constante hiperglicemia causada pela diabetes é a consequência mais grave dessa doença: a glicose elevada é responsável por vários problemas metabólicos que prejudicam a capacidade de resposta imunológica e a cicatrização, podendo influenciar negativamente o combate a várias outras doenças consideradas oportunistas.

E é exatamente por isso que existem quadros odontológicos que são consequências da diabetes descontrolada. Se você é dentista, diabético ou apenas interessado no assunto, não deixe de aprender a seguir sobre os principais problemas odontológicos causados pela diabetes. Acompanhe-nos!

Sede frequente

A sensação de sede frequente, também conhecida como boca seca, xerostomia ou hipossalivação, é causada pela redução da produção de saliva devido a uma falha no funcionamento das glândulas salivares, geralmente causada por consequência do excesso de glicose no sangue.

Como a baixa quantidade de saliva diminui a proteção bucal contra infecções e inflamações, é possível que a xerostomia agrave ainda mais o quadro de baixa resposta imunológica e capacidade de cicatrização produzidas pela diabetes, fazendo com que apareçam feridas frequentes na língua e nos lábios, que demoram a sumir.

Isso também pode atrapalhar a fixação de próteses, implantes ou a correção de pequenas lesões nos dentes.

Infecções orais

Já discutimos no início deste texto que a elevação da glicose sanguínea é uma das responsáveis pela baixa da nossa imunidade corporal e da nossa capacidade de combater infecções, e é esse o motivo pelo qual os pacientes com diabetes apresentam também maior risco de desenvolver doenças orais como candidíase e aftas, as lesões bucais mais comuns causadas pela diabetes.

Doenças periodontais

Doenças periodontais são outro problema odontológico comumente encontrados nos pacientes com diabetes descontrolada. Esses problemas são relacionados a inflamações e infecções das gengivas e outros tecidos que suportam os dentes.

Os problemas periodontais mais comuns causados pela diabetes são a gengivite (que é uma inflamação leve do tecido gengival) e a periodontite (que é um avanço da gengivite, já causando perdas ósseas). A baixa de imunidade causada pela diabetes é a principal responsável pelo desenvolvimento desses problemas odontológicos, geralmente relacionados também à falta de cuidado com a higiene bucal.

Cáries

O quadro de boca seca causado pela diabetes pode trazer mais esse problema odontológico. Isso porque, com a falta de produção da saliva, os dentes ficam mais susceptíveis a desenvolver cáries, já que a limpeza do esmalte dentário também é prejudicada com a presença da xerostomia. Por esse motivo, a atenção com a saúde dos dentes também deve ser redobrada no caso de quem tem diabetes.

Não existe nenhum cuidado específico para prevenir os problemas odontológicos causados pela diabetes, mas ter mais atenção com a higiene bucal e maior controle da sua glicemia sanguínea ajudam o paciente a diminuir os riscos de desenvolvimento de complicações clínicas.

Quais outros problemas odontológicos que você acredita serem causados pela diabetes? Já observou o surgimento de algum quadro clínico oral específico quando a sua glicemia está descontrolada? Compartilhe suas dúvidas e experiências conosco nos comentários e dê uma olhada também no nosso post sobre os sintomas da diabetes que podem ser sentidos na boca!

bioxtra_post

Recent Posts

Leave a Comment