Conheça 5 alimentos que combatem o mau hálito

 In Dia-a-dia, Mau Hálito / Halitose, Público em geral

Alguns alimentos possuem características que se consumidos ajudam a combater o mau hálito. Descubra quais são eles e o porquê.

Para manter a boca saudável e livre do terrível mau hálito, sem dúvida, bons hábitos de higiene oral, principalmente da língua, é fator indispensável. Porém, você sabia que um sorriso bonito e fresco também está diretamente relacionado aos alimentos que você ingere?

O ditado popular está certo: “você é o que você come”. Um hálito agradável pode ser facilitado por uma alimentação balanceada, aliada ao consumo de certos alimentos que ajudam na limpeza bucal e, consequentemente, mantém o frescor na boca.

Confira, então, os 5 alimentos que combatem o mau hálito e coloque-os hoje mesmo na sua dieta!

1. Frutas secas

As frutas secas, além de contribuírem como fonte de fibras, por serem desidratadas, concentram mais açúcar, o que ajuda a manter na cavidade oral um pH que não favoreça a halitose (pH alcalino). Por isso, aposte na ameixa seca, damasco e tâmaras na sua alimentação.

2. Frutas e verduras com casca

Maçã, cenoura e pepino, quando consumidos crus e com casca, agem como verdadeiros detergentes bucais.

Por sua consistência dura e áspera, esses alimentos fazem uma espécie de raspagem dos dentes, complementado a ação do fio dental e impedindo o acúmulo de bactérias.

As frutas como tangerina, uva e melancia também são ótimas aliadas do hálito fresco, pois estimulam a salivação e ajudam a equilibrar o pH da cavidade bucal.

3. Gengibre e hortelã

A contribuição do gengibre e hortelã para o hálito fresco vai muito além do cheirinho gostoso que essas plantas deixam na boca ao serem consumidas.

O mau odor bucal pode ser potencializado pela má digestão, quando os gases intestinais são indevidamente desviados para o estômago e exalados durante a respiração.

Com ação antioxidante, termogênica e adstringente, essas plantas estimulam o processo digestivo e a salivação, o que ajuda a manter o hálito sempre renovado.

4. Iogurte natural

Desnatado e sem a adição de açúcar, o iogurte natural reduz os níveis de gás sulfídrico no organismo, mais uma das causas do cheirinho desagradável na boca.

E ele possui baixo índice glicêmico e carboidratos, o que ajudam a evitar a proliferação de placas bacterianas e, consequentemente, as cáries.

5. Frutas cítricas

Limão, kiwi, abacaxi, maracujá e morango são excelentes alimentos que combatem o mau hálito.

Eles estimulam a salivação e, ainda, auxiliam no processo digestivo. Mas, lembre-se! O ideal é que sejam consumidos in natura e sem a adição de açúcar.

Controle periódico com o dentista é indispensável no combate à halitose. Embora a alimentação seja uma grande parceira na busca pela saúde bucal e hálito fresco, o controle periódico com o ortodontista é indispensável para conhecer as causas do mau hálito e, claro, prosseguir com o tratamento que poderá eliminar o problema de vez.

Isso porque o mau hálito pode ter diversas causas: desde questões simples com a higiene bucal e distúrbios digestivos até os mais sérios como problemas periodontais e até mesmo câncer.

Não hesite! Ao primeiro sinal de que algo vai errado com a sua saúde oral, procure imediatamente o seu dentista. Só ele poderá fazer o diagnóstico preciso, evitando, assim, possíveis complicações.

Gostou das nossas dicas de alimentos que combatem o mau hálito? Então siga-nos nas nossas redes sociais, estamos no TwitterInstagram e Facebook. E fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre a sua saúde bucal!

Recent Posts

Leave a Comment