Conheça 5 brincadeiras para distrair os pacientes no consultório

 In Dia-a-dia, Para Dentistas

Ir ao dentista nem sempre é uma experiência agradável para as crianças. Quando o objetivo é tornar as visitas ao consultório odontológico mais tranquilas, uma boa estratégia é usar brincadeiras para distrair os pacientes infantis.

Por isso, veja no artigo de hoje, 5 dicas bastante criativas para entreter os pequenos antes, durante e depois das consultas. Confira:

Por que usar brincadeiras para distrair as crianças?

Para as crianças, o mundo é sempre uma grande novidade. Enquanto crescem, elas precisam explorar os ambientes para desenvolver suas habilidades psicomotoras e sociais.

Muitas vezes, aquilo que as crianças não conhecem bem pode ser extremamente ameaçador ou gerar insegurança. Imagine como deve ser, para alguém tão pequeno, sentar-se na cadeira do consultório e ver todos aqueles equipamentos?

Por outro lado, pode ser que alguma visita anterior ao dentista tenha causado dor ou desconforto, deixando lembranças ruins dessa experiência.

Por isso, para que a criança perca o medo do dentista, é fundamental tornar o consultório odontológico um ambiente acolhedor e amigável, seja usando uma decoração com motivos infantis, seja fazendo alguma das brincadeiras para distrair os pequenos que vamos sugerir agora.

1. Contação de histórias

As histórias despertam a curiosidade e a atenção das crianças, fazendo com que elas estabeleçam vínculos de comunicação.

Você pode inventar contos ou usar aqueles tradicionalmente conhecidos. O importante é envolver a criança nos acontecimentos, fazendo com que ela adivinhe o próximo passo ou conte, ela mesma, uma história.

É interessante aproveitar esse momento para fazer orientações, tais como explicar aos pequenos a importância da higiene bucal.

2. Concurso de artes

Por meio dos desenhos e pinturas, as crianças expressam muitos sentimentos sobre os quais têm dificuldade de falar. Assim, o medo de ir ao dentista pode ser abordado de forma indireta, sem que as crianças percebam que estão lidando com essa dificuldade.

Para tornar a brincadeira mais divertida, você pode envolver todos os pacientes mirins e também os seus pais, criando um concurso de artes. Que tal se o tema dos trabalhos for “por que preciso ir ao dentista”?

3. Músicas e cantigas

Além de divertir as crianças, as músicas e cantigas promovem relaxamento, o que é ótimo para aliviar a tensão que a visita ao consultório odontológico pode causar.

Escolha cantigas de roda para cantar com os pequenos pacientes ou use um equipamento de som para animar o ambiente.

4. Teatro de bonecos e fantoches

Explicar como as cáries são formadas ou ensinar técnicas de escovação são algumas das possibilidades que as brincadeiras com bonecos ou fantoches oferecem.

Ao simularem essas ações, as crianças conhecerão melhor a experiência de ir ao dentista, o que faz com que elas sintam-se seguras e acolhidas no consultório odontológico.

5. Coleção de fantasias

Nossa última dica é sobre brincar de faz de conta. Toda criança tem um super-herói ou um personagem favorito. Brincando, elas se sentem felizes, poderosas ou corajosas como eles.

Assim, uma boa ideia é disponibilizar fantasias para os pequenos se divertirem e soltarem a imaginação.

Desse modo, as visitas ao dentista nunca mais serão motivo para lembranças ruins, pois as crianças saberão porque estão ali e o quanto são bem-vindas.

Na verdade, não são apenas as crianças que precisam de atenção especial no consultório odontológico. Os adultos também devem ser acolhidos de maneira individualizada, sobretudo quando têm receios quanto ao tratamento ou dúvidas sobre a manutenção da saúde bucal.

Veja, agora, em outro artigo do nosso blog, como orientar seus pacientes sobre as bactérias bucais!

Recent Posts

Leave a Comment