Conheça a melhor alternativa ao fio dental para pacientes acamados

 In Dia-a-dia, Fio dental

A higiene bucal de pacientes acamados costuma gerar divergências quanto o fio dental, porém alguns modelos podem se tornar a melhor alternativa. Leia abaixo!

A higiene bucal de pacientes acamados deve ser rigorosa para evitar a piora do quadro clínico geral dessa pessoa. Saúde bucal não é apenas se consultar com o dentista regularmente, alguns outros passos diários são tão importantes quanto, para evitar situações problemáticas como doenças gengivais, halitose, cáries, infecções, entre outras.

A boca serve de porta de entrada para muitas doenças e bactérias prejudiciais e por isso merece muita atenção da família e dos cuidadores. Alguns cuidados necessários vão desde manter os bons hábitos alimentares, até a escovação e higienização de fato, tudo isso contribui para a saúde perfeita!

Além da higiene corporal e bucal, é indicado proteger os pacientes de bactérias, vírus e possíveis contaminações externas ao seu ambiente, pois suas defesas tendem a estar em baixa. Para isso, deve-se usar álcool para assepsia das mãos e braços antes de entrar em contato físico com um paciente acamado.

Como manter a saúde bucal de pacientes acamados:

Escovação

O primeiro passo para a limpeza dos dentes, sejam naturais ou próteses, é a escovação. É indicado que esta seja realizada após cada refeição ou ingestão de medicamentos prescritos. Para uma escovação confortável deve ser utilizada uma escova com pescoço alongado e cabeça triangular, além de cerdas macias, tudo para evitar lesões nas bochechas, gengivas e língua.

A escovação deve ser realizada em movimentos circulares ou de cima para baixo, para retirar os restos de alimentos que geram bactérias causadoras de doenças graves.

Fio dental

Costuma ser o ponto mais crítico e divergente sobre a saúde bucal de pacientes acamados, porém dentistas recomendam o uso do fio dental para limpeza interdental em todas as pessoas. No caso de pessoas acamadas, a higiene bucal costuma ser feita por cuidadores, tornando o uso do fio dental tradicional uma tarefa impossível e anti higiênica.

Para esses e outros casos, é indicado o Mini Flosser TePe, que suas hastes seguram um fio teflonado e super resistente, que não se parte ou esgarça.

Pronto para o uso imediato, o Mini Flosser consegue realizar a limpeza interdental completa em menor tempo e com maior conforto para o paciente, se encaixando entre os dentes apenas com a mordida.

É importante também avaliar a real necessidade do cuidador realizar todas essas tarefas para o paciente, é sempre positivo estimular a independência e a individualidade dessas pessoas, permitindo por exemplo que escolham a melhor hora de tomar banho ou escovar os dentes sozinhos.

Com a ajuda de adaptadores de talheres, escovas e copos, é possível mais liberdade para pacientes acamados, gerando uma elevação na auto estima, o que é muito importante durante a recuperação.

Se interessou pelo Mini Flosser da TePe? Nossos produtos estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Consulte com seu CEP no link e encontre um revendedor perto de você! http://tepe.com.br/onde-comprar/

Recent Posts

Leave a Comment