fbpx

Conheça as principais causas da mucosite

 Em Pós-cirúrgico, Público em geral

Condição bucal que prejudica drasticamente a saúde e a qualidade de vida do paciente. Conheça neste artigo as principais causas da mucosite!

A mucosite oral, na maioria dos casos, é uma reação comum do corpo a alguns medicamentos e tratamentos oncológicos. Os micro-organismos responsáveis pela doença tendem a aparecer na região da boca e garganta de forma gradativa, começando com apenas o esbranquiçamento das mucosas, bochechas e língua, e crescendo até causar úlceras bucais dolorosas. O que pode prejudicar a longo prazo o processo de alimentação e a fala do paciente.

Problema normal e recorrente em pacientes com alguns tipos de câncer ou que realizaram transplante de medula, a mucosite costuma aparecer com maior intensidade e recorrência nos que tratam a doença com medicamentos antineoplásicos, sessões de quimioterapia e radioterapia. A condição apresenta reflexos em diversas áreas da vida do paciente, prejudicando a qualidade de vida e autoestima, pois causa como consequência dores, desconfortos frequentes e halitose.

Principais causas de mucosite

  • Tratamentos de quimioterapia
  • Tratamentos de radioterapia
  • Medicação antineoplásica
  • Leucemia
  • Linfomas
  • Câncer de boca
  • Câncer na garganta
  • Transplante de medula óssea

Pacientes que combinam um ou mais tratamentos listados como grupo de risco ou que sofrem com mais de um problema citado acima tem fortes tendências a sofrer com o aparecimento ou aumento da mucosite, podendo levar a situações extremas de desconforto bucal.

Higiene bucal de pacientes com mucosite

Como o tecido oral está fragilizado e muitas vezes dolorido, normalmente a higiene bucal é deixada de lado. O paciente costuma ter medo de se ferir durante a escovação e piorar a mucosite. Antigamente era recomendado a esses pacientes apenas a limpeza com gaze, porém, a piora da saúde bucal com cáries frequentes, tártaro, doenças gengivais, entre outros, fez a escovação voltar ao foco de necessidade para tratar e prevenir tais incômodos.

A sensibilidade tem que ser respeitada e a escovação deve ser feita com uma escova ultra macia, seu cabo deve ter boa empunhadura e a cabeça deve ser pequena e triangular para alcançar todos os cantos da boca com conforto. Para esse e muitos outros casos, a escova perfeita é a Special Care da TePe, a única escova disponível no mercado com 12 mil cerdas de acabamento arredondado e feitas de poliéster, proporcionando uma limpeza suave e efetiva do biofilme dental.

Você tem mucosite, ou conhece alguém que tenha e encontre dificuldades para manter uma boa higiene bucal? Deixe seu depoimento!

Posts Recentes

Deixe um comentário