Conheça os 8 produtos indicados para limpar o aparelho ortodôntico

 In Aparelhos Ortodonticos

A higiene completa do aparelho ortodôntico demanda alguns cuidados e produtos extras. Embora a limpeza caprichada continue um pouco demorada, não há dúvidas de que esses segredinhos facilitam o processo e o tornam mais eficiente, protegendo os dentes durante a fase de uso do aparelho e evitando o surgimento de manchas e cáries.

Quer descobrir quais produtos são indicados para limpar o aparelho ortodôntico? Confira a nossa lista!

Escova de dentes

A velha escova de dentes comum continua sendo o item mais importante para a limpeza do aparelho ortodôntico já que ajuda a retirar os restos dos alimentos dos dentes e da estrutura metálica sem muita dificuldade.

O detalhe é que as escovas de cerdas macias e cabeça estreita são as mais indicadas para essa função, já que assim a estrutura tem mais flexibilidade e maleabilidade, conseguindo alcançar melhor os cantinhos da boca.

Escova de dente ortodôntica

A escova de dentes ortodôntica possui cerdas de tamanho diferente de forma a criar uma canaleta central que facilita a limpeza da região do dente acima e abaixo dos bráquetes. Apesar dessa vantagem, a escova ortodôntica não é considerada uma parte essencial mas opcional dos cuidados para limpar o aparelho ortodôntico.

Escova de dentes interdental

Com apenas um tufo de cerdas finas em uma cabeça pequena, a escova interdental é perfeita para a limpeza daquele espaço entre os dentes e entre os bráquetes que a escova comum não consegue alcançar.
Em geral, as escovas interdentais são encontradas em diversos tamanhos, de 0,4 a 1,3mm, permitindo uma adaptação perfeita à estrutura dentária de cada indivíduo e ajudando também na limpeza de implantes dentários além dos aparelhos ortodônticos.

Mini flosser

O mini flosser é uma estrutura descartável com um pedaço de fio dental já esticado que facilita a passagem do fio em crianças, pessoas com dificuldades motoras manuais, pessoas que precisam de cuidados especiais e pessoas que usam aparelho ortodôntico.

Como o fio é bem resistente, apesar de fino, ele pode ser introduzido nas superfícies interdentárias sem risco de esgarçar. Após o uso, basta jogar o mini-flosser fora e utilizar um novo no dia seguinte.

Irrigador oral

O irrigador oral, Water Pick em inglês, libera um pequeno jato de água que ajuda na limpeza dos dentes e do aparelho ortodôntico através da força mecânica. O jato de água mobiliza os restos alimentares e a placa bacteriana, caprichando na limpeza, além de oferecer uma massagem para a gengiva e contribuir para a saúde dessa estrutura.

Material para limpeza do aparelho

No caso dos aparelhos ortodônticos removíveis, existe ainda a possibilidade de usar enxaguantes bucais ou outros produtos específicos para limpar a estrutura do aparelho. Em geral, deve-se retirar o aparelho e colocá-lo em um copo contendo água e uma pequena quantidade do produto de limpeza. Após alguns minutos de imersão, basta retirar o aparelho e finalizar a limpeza do mesmo com a escova de dentes comum e água corrente.

Enxaguantes bucais

Soluções com flúor podem contribuir para a limpeza do aparelho ortodôntico e impedir a adesão da placa bacteriana aos dentes, mas o uso desses enxaguantes deve ser feito apenas sob orientação do ortodentista já que há sempre o risco do líquido conter substâncias que podem provocar manchas ou prejudicar a estrutura do aparelho.

Entendeu como você deve limpar o aparelho ortodôntico? Confira agora qual a escova mais indicada para esse processo!

Recent Posts

Leave a Comment