Conheça os 8 produtos indicados para limpar o aparelho ortodôntico

 In Aparelhos Ortodonticos

Quer descobrir quais produtos são indicados para limpar o aparelho ortodôntico? Leia para conferir nossa lista de indicados!

A higiene completa do aparelho ortodôntico demanda alguns cuidados e produtos extras. Embora a limpeza caprichada seja um pouco demorada, não há dúvidas de que esses segredinhos facilitam o processo e o tornam mais eficiente, protegendo os dentes durante a fase de uso do aparelho e evitando o surgimento de manchas, cáries, tártaro e doenças gengivais, por exemplo.

Escova de dentes

A velha escova de dentes comum continua sendo o item mais importante para a limpeza do aparelho ortodôntico já que ajuda a retirar os restos dos alimentos dos dentes e da estrutura metálica sem muita dificuldade.

O detalhe é que a escova indicada é um tanto quanto diferenciada da tradicional e devem ter apenas duas fileiras de filamentos, suas cerdas macias e cabeça estreita são as mais indicadas para essa função, já que assim a estrutura tem mais flexibilidade e maleabilidade, conseguindo alcançar melhor os cantinhos da boca.

Escova interdental

Com cerdas finas em um arame revestido em plástico, a escova interdental da TePe é perfeita para a limpeza dos espaços côncavos entre os dentes e entre os brackets, já que a escova comum e o fio dental não conseguem alcançar esses lugares.

Na TePe, as escovas interdentais são encontradas em 8 tamanhos e 3 tipos (macias, extra macias e com cabo alongado), indo de 0,4 mm a 1,3 mm, permitindo uma adaptação perfeita à estrutura dentária de cada indivíduo e ajudando também na limpeza.

Escova Unitufo – Sole

A escova unitufo da TePe, como o próprio nome diz, é uma escova com tufo único e pequeno, suas cerdas são curtas para proporcionar maior estabilidade na escovação. A higienização completa com a Sole é feita de maneira individual e alcança o encontro da gengiva com o dente, a coroa dental dos dentes molares e cabe perfeitamente para limpar as borrachinhas dos brackets, prevenindo a cárie, placa bacteriana, tártaro por conta da retirada e controle do biofilme dental.

Por conta das cerdas curtas é uma escova de precisão, porém isso não quer dizer que suas cerdas são duras, pelo contrário, a Sole Unitufo da TePe tem cerdas macias para limpar sem causar traumas gengivais.

Solução de limpeza

No caso dos aparelhos ortodônticos removíveis, existe ainda a possibilidade de usar enxaguantes bucais ou outros produtos específicos para limpar a estrutura do aparelho. Em geral, deve-se retirar o aparelho e colocá-lo em um copo contendo água e uma pequena quantidade da solução de limpeza. Após alguns minutos de imersão, basta retirar o aparelho e finalizar a limpeza do mesmo com a escova de dentes comum e água corrente.

No momento da compra, deve se buscar por soluções de limpeza para dentaduras.

Enxaguantes bucais

Soluções com flúor podem contribuir para a limpeza do aparelho ortodôntico e impedir a adesão da placa bacteriana aos dentes, mas o uso desses enxaguantes deve ser feito apenas sob orientação do ortodentista já que há sempre o risco do líquido conter substâncias que podem provocar manchas ou prejudicar a estrutura do aparelho.

Você faz uso de algum tipo de aparelho fixo, móvel e não sabia como higienizar corretamente? Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais e deixe seu depoimento nos comentários!

Recent Posts

Leave a Comment