Consumo de drogas e tratamentos da boca.

 In Profissionais da saúde

Cannabis sativa é mais uma das drogas com possíveis repercussões à odontologia.

Drogas e Saúde Bucal

A última edição da Revista Perionews – VM Comunicações (v.4 -no. 3 – ano 2010), exalta um artigo científico sobre o tratamento de usuários de Cannabis sativa (droga muito utilizada na forma do “fumo de Maconha”, apesar de considerada produto de consumo ilícito pelas leis do Brasil).

O artigo é foi elaborado pela Dra Érica Ramos de Oliveira e colaboradores que destacaram alguns pontos importantes para os profissionais que lidam com esses pacientes:

A) O usuário desse tipo de substância apresenta um maior índice de relatos para secura bucal (xerostomia), doenças das gengivas (periodontal) e alterações da mucosa bucal. A candidose (infecção bucal por fungos) é outra ocorrência frequente, especialmente se a secura bucal e imunodepressão (comuns aos usuários regulares de maconha), forem significativas para o paciente em questão.

B) Os usuários crônicos dessa droga apresentam maior predisposição para lesões bucais – como as leucoplasias, eritroplasias e alguns tipos de câncer do trato orofaríngeo.

C) O estresse das expectativas frente a terapia odontológica potencializam o surgimento de algumas sensações de desconforto, caso das arritmias cardíacas, da síncope ou mesmo de perda dos sentidos. Isso significa uma chance aumentada para maior susceptibilidade mental ou psicológica e requer atenção especial durante as consultas clínicas.

D) O uso de anestésico local com vasoconstritor tipo amina simpatomimética ou de cordões de afastamento gengival para moldagem protética, imersos em solução de adrenalina, deve ser evitado. Essas substâncias podem potencializar surtos de taquicardia ou de picos de hipertensão.

E) Esse é mais um ítem que não pode ser esquecido nos prontuários de anamnese pelos profissionais de saúde. Essa é uma droga que, assim como outras, gera riscos aos usuários. Os programas de prevenção e as campanhas de conscientização sobre o consumo de substâncias como a maconha , o cigarro comum, o abuso do álcool, alguns medicamentos e outras drogas – deveriam expor todas as consequências do uso não consciente desses produtos. Só a educação permitirá o enfrentamento desses graves problemas sociais.

Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontology.

Recent Posts