Cuidados a se ter após extrair os sisos

 em Público em geral

Alguns dos dentes mais traiçoeiros da nossa arcada são os sisos. Muitas pessoas têm problemas com esses dentes até muito antes de começarem a nascer, com pequenas inflamações na região da gengiva onde eles ficam alojados antes de aparecerem. Quando eles começam a crescer, é preciso decidir com seu dentista se será necessário extrair os seus sisos para que eles não interfiram no alinhamento da arcada definitiva.

Quando a extração é necessária, além da cirurgia simples, alguns cuidados são essenciais para evitar maiores complicações no pós-operatório. Você sabe quais são eles? Descubra a seguir!

Atenção com a dieta

O primeiro cuidado deve ser com a dieta. A alimentação após a cirurgia, especialmente nos três primeiros dias, deve ser exclusivamente líquida para evitar infeccionar e irritar o local. Nos próximos quatro dias já é recomendado um início de uma dieta pastosa ou branda, evitando a mastigação na região. Somente após a retirada dos pontos é recomendado iniciar a alimentação normal e usual do paciente. Vale reforçar que, apesar da dieta ser líquida e pastosa, ela deve ser completa e nutritiva para não interferir na sua recuperação e resposta imunológica.

Segure a vontade de falar

Pode parecer besteira, mas falar muito após uma cirurgia de remoção dos sisos pode ser prejudicial para sua recuperação. Movimentar a musculatura da região pode influenciar no posicionamento dos pontos e na cicatrização do local. Por isso, durante os primeiros dias, evite falar o máximo que puder e, até o dia da retirada dos pontos, tente não se exceder.

Não abaixe a cabeça

Como a cirurgia foi feita na região da boca, movimentar muito a cabeça ou abaixar para pegar ou ver algo pode ser arriscado, já que o sangue desce para a área bucal nesse tipo de movimento, podendo provocar sangramentos. Tente deixar a cabeça sempre erguida, inclusive na hora de dormir: use dois travesseiros para ficar mais alto.

Fique atento à sua medicação

A medicação é um dos fatores mais essenciais para uma recuperação normal no pós-cirurgico, por isso, respeite as dosagens e os horários dos medicamentos recomendados pelo seu dentista. Não salte dias e horários nem deixe de usar nenhum dos medicamentos, já que isso pode influenciar na sua resposta imune para combater a inflamação e ajudar na cicatrização do local. E lembre-se: se ainda estiver sentindo muito desconforto e muita dor, mesmo fezendo uso de tudo que foi receitado, não hesite em contactar seu dentista.

Cuidado ao escovar os dentes

Muito cuidado ao escovar os dentes após a cirurgia. O local deve ser evitado durante os três primeiros dias e, mesmo após esse prazo, os dentes próximos ao ponto devem ser escovados com cuidado para não lesionar a gengiva.

Faça compressas de gelo

O inchaço após uma cirurgia de remoção dos sisos é bastante relativo e costuma variar de acordo com a resposta imunológica de cada paciente. Se você está sofrendo com muitos inchaços e roxidão no local, o uso de uma compressa de gelo, no primeiro dia, pode ajudar a reduzir esses sintomas.

Não fume e não beba

Fumar no período de recuperação da cirurgia pode aumentar o processo inflamatório no local cirúrgico, já que alguns resíduos podem infectar ainda mais a região. Por isso, ele deve ser evitado até a retirada dos pontos.

A orientação para não consumir álcool está relacionada à influência dessa bebida no efeito de algumas medicações, como o antibiótico e os antiinflamatórios, atrapalhando seu processo de recuperação. Evite bebidas alcoólicas até acabar toda a dosagem de seus medicamentos.

Se você seguir corretamente essas orientações de cuidados após a extração dos sisos, a sua recuperação será tranquila e sem grandes complicações, te deixando rapidamente pronto para voltar à sua rotina diária.

E você, tem alguma experiência ou dúvida que gostaria de compartilhar sobre a extração de sisos? Não se esqueça de comentar!

Publicações recentes

Deixe um comentário