Conheça os cuidados após extrair os sisos

 In Público em geral

Após extrair o dente siso, sua boca ainda está muito fragilizada. É nessa hora que alguns cuidados são muito importantes para o tratamento. Descubra!

Alguns dos dentes mais traiçoeiros da nossa arcada são os sisos. Muitas pessoas têm problemas com esses dentes até muito antes de começarem a nascer, com pequenas inflamações na região da gengiva onde eles ficam alojados antes de aparecerem. Quando eles começam a crescer, é preciso decidir com seu dentista se será necessário extrair os seus sisos para que eles não interfiram no alinhamento da arcada definitiva.

Quando a extração é necessária, além da cirurgia simples, alguns cuidados são essenciais para evitar maiores complicações no pós-operatório. Você sabe quais são eles? Descubra a seguir!

Atenção com a dieta

O primeiro cuidado deve ser com a dieta. A alimentação após a cirurgia, especialmente nos três primeiros dias, deve ser exclusivamente líquida para evitar infeccionar e irritar o local. Nos próximos quatro dias já é recomendado o início de uma dieta pastosa ou branda, evitando a mastigação na região.

Somente após a retirada dos pontos é recomendado iniciar a alimentação normal e usual. Vale reforçar que, apesar da dieta ser líquida e pastosa, ela deve ser completa e nutritiva para não interferir na sua recuperação e na sua resposta imunológica.

Durante esse período, o paciente pode abusar das sopas. As opções são muitas: batata, ervilha, abóbora, canja, o importante é que ela seja bem batida durante os primeiros dias, não deve ser servida com pedaços sólidos porque a pessoa não pode mastigar.

Se o clima estiver quente, os sorvetes são mais do que recomendados. Além de ser um alimento pastoso, quase líquido, possui uma função importante. Por ser gelado, ele é capaz de aliviar a dor e o inchaço após a extração.

Faça repouso

Fique em repouso o maior tempo possível, descansando, sem fazer força ou atividade física. O principal deslocamento que se deve evitar é abaixar a cabeça. Como a cirurgia foi feita na região da boca, movimentar muito o órgão ou abaixar para pegar algo pode ser arriscado.

O sangue desce para a área bucal nesse tipo de movimento, podendo provocar sangramentos. Para garantir que não aconteça nenhum sangramento forte, ao repousar, tente deixar a cabeça sempre erguida, inclusive na hora de dormir: use dois travesseiros para ficar mais alto.

Outro motivo para ficar em casa resguardado é o fato do paciente não poder ser exposto ao sol forte. O aumento da temperatura corporal ativa a circulação sanguínea e pode causar hemorragias. E durante o repouso doméstico, evite também os banhos muito quentes.

Segure a vontade de falar

Dentro desse processo de repouso, lembre-se que a parte do corpo mais sensível e precisando se recuperar é a boca. Por isso, falar em excesso pode ser considerada uma atividade de esforço.

Pode parecer besteira, mas falar muito após uma cirurgia de remoção dos sisos pode ser prejudicial para sua recuperação. Movimentar a musculatura da região pode influenciar no posicionamento dos pontos e na cicatrização do local. Dessa forma, durante os primeiros dias, evite falar o máximo que puder e, até o dia da retirada dos pontos, tente não se exceder.

Fique atento à sua medicação

A medicação é um dos fatores mais essenciais para uma recuperação normal no pós-cirúrgico, por isso, respeite as dosagens e os horários dos medicamentos recomendados pelo seu dentista.

Não salte dias e horários, nem deixe de usar nenhum dos medicamentos, já que isso pode influenciar na sua resposta imune para combater a inflamação e ajudar na cicatrização do local. E lembre-se: se ainda estiver sentindo muito desconforto e muita dor, mesmo fazendo uso de tudo que foi receitado, não hesite em contactar seu dentista.

Cuidado ao escovar os dentes

Tenha muita cautela ao escovar os dentes após a cirurgia. O local deve ser evitado durante os três primeiros dias e, mesmo após esse prazo, os dentes próximos ao ponto devem ser escovados com cuidado para não lesionar a gengiva.

Para higienizar a área onde ficava o dente extraído, você pode utilizar um cotonete para passar água filtrada ou enxaguante bucal (sem álcool e a base de clorexidina). Isso vai remover algum resto de alimento que eventualmente se deposite na região.

Também não bocheche com força. Nem na hora da escovação, nem com o enxaguante bucal. Esse produto pode ser muito útil para desinfetar a região, mas os movimentos bruscos podem atrapalhar a cicatrização.

Faça compressas de gelo

O inchaço após uma cirurgia de remoção dos sisos é bastante relativo e costuma variar de acordo com a resposta imunológica de cada paciente. Se você está sofrendo com esse problema e roxidão no local, o gelo pode ajudar bastante.

Lembra do sorvete indicado acima? Além dessa solução prazerosa, o paciente pode usar uma compressa de gelo. Nas primeiras horas já pode colocar para prevenir o inchaço. Depois, é recomendado seguir usando ao longo dos dias para diminuí-lo. Pode repetir o tratamento no local a cada meia hora, ou quando achar necessário.

O efeito acontece porque a baixa temperatura ajuda a contrair os vasos sanguíneos, que se dilataram por conta do processo inflamatório que o corpo tenta iniciar. Ao contrair, diminui o fluxo sanguíneo e a quantidade de líquido na área, consequentemente, diminuindo o inchaço.

Não fume

Essa é uma orientação que deveria ser seguida todos os dias, com ou sem remoção de dentes, pelo bem da sua saúde. Mas, no caso de uma cicatrização, é muito perigoso fumar.

O cigarro é cheio de substâncias tóxicas e fazer uso dele no período de recuperação da cirurgia aumenta o risco de um processo inflamatório no local afetado, já que alguns resíduos podem infectar ainda mais a região. Por isso, ele está proibido até a retirada dos pontos.

Não beba

álcool também traz diversos males para o organismo, e no caso de uma ferida na boca, o repouso dela só deve ser interrompido para ingerir alimentos que nutrem o corpo e hidratem a pessoa em recuperação.

A orientação para não consumir álcool também está relacionada à influência dessa bebida no efeito de algumas medicações, como o antibiótico e os anti-inflamatórios, atrapalhando seu processo de recuperação. Evite bebidas alcoólicas até acabar toda a dosagem de seus medicamentos.

Mais cuidados após extrair os sisos: visitas ao dentista

O retorno no dentista é muito importante e deve ser respeitado .Quando a cirurgia completar uma semana, o paciente deve comparecer ao consultório para avaliar a cicatrização e retirar os pontos.

Ao notar qualquer anormalidade, dor muito forte, inchaço que não diminui depois do primeiro dia ou sangramento, o dentista deve ser procurado para avaliar se há algum problema.

Se você seguir corretamente essas orientações de cuidados após uma cirurgia para retirar dentes, a sua recuperação será tranquila e sem grandes complicações, te deixando rapidamente pronto para voltar à sua rotina diária.

Gostou desse post e quer aprender mais sobre os cuidados após extrair os sisos? Baixe gratuitamente o nosso e-book sobre como cuidar dos seus dentes após uma cirurgia!

Recent Posts
Showing 6 comments
  • Ingrid dos santos silva
    Responder

    Olá, hoje fiz a extração do siso, e estou em repouso, porem amanha tenho aula e queria saber se eu for iria prejudicar alguma coisa, poderia abaixar a cabeça?

    • TePe
      Responder

      Oi, Ingrid. Verifique quantos dias os seu dentista lhe deu de repouso. Mesmo você voltando para aula é necessário que tome os cuidados necessários recomendados pelo dentista para que não se agrave o problema.

  • Nai
    Responder

    Fiz a retirada hoje de 1 siso e o médico não pontiou. Só colocou uma algodão. Quanto tempo tenho que ficar com ele? Posso tirar??

    • TePe
      Responder

      Oi, Nai. Varia de pessoa para pessoa. O seu dentista não chegou a informar sobre o tempo de cicatrização? A retirada do algodão deve ser feita para que não acumule sujeira, porém a senhora deve saber se precisa colocar outro algodão limpo novamente.

  • Angela
    Responder

    Boa tarde.

    Arranquei o dente siso hoje pela manhã, almocei e estou dooda l escovar os dentes.
    Pode?

    • TePe
      Responder

      Oi, Angela. Este procedimento cirúrgico requer um cuidado por parte do paciente. A região da sua boca, por ter feito a retirada do dente siso recentemente, pode ainda estar dolorida devido a cirurgia. Caso o sintoma seja frequente e por longo período visite um dentista novamente.

Leave a Comment