Cuidados odontológicos em pacientes com dificuldades motoras

 In Dia-a-dia, Fio dental

O consultório ideal para pacientes com dificuldades motoras tem acessibilidade e principalmente conforto para o atendimento, entenda!

Pacientes com dificuldades motoras necessitam manter e em alguns casos até redobrar os cuidados com a saúde em geral e os cuidados bucais não pode ser esquecidos. Para isso, é necessário buscar médicos dispostos a facilitar os acessos e personalizar o atendimento para a necessidade de cada um dos seus pacientes.

Saber as limitações motoras e conhecer seus aliados no dia a dia, como cuidadores e família, é crucial para um melhor atendimento. É dever do dentista nesses casos buscar conhecimentos, formais ou não, para poder orientar essas pessoas da melhor maneira.

Doenças que podem causar dificuldades motoras

Quando se pensa em pacientes com dificuldades motoras é quase que automático pensar em pacientes idosos, porém, tais limitações podem ser causadas por doenças graves que independem da idade do paciente, como por exemplo:

  • Paralisia cerebral
  • Distrofia muscular
  • Esclerose múltipla
  • Espinha bífida
  • Artrite
  • Mal de Parkinson’s

Como orientar os pacientes

Entendendo suas necessidades, é válido sugerir medidas que diminuam as dificuldades das ações, principalmente para o uso diário.

Incentivar a independência da pessoa nos cuidados dentais é um caminho positivo, porém nem sempre possível.

Para pacientes com cuidadores é interessante educá-los a melhor maneira de realizar a escovação e passar o fio dental.

Escovação

A escovação deve ser realizada 3 vezes por dia no mínimo ou pelo menos após cada refeição. Escovas com boa empunhadura facilitam o processo e cerdas macias diminuem as chances de gerar traumas gengivais.

Fio dental

O uso do fio dental pode ser frustrante e difícil para pacientes com dificuldades motoras. Em casos de pacientes que contam com a ajuda de cuidadores o manuseio do fio dental tradicional torna-se uma tarefa anti-higiênica. Para essas situações o mini flosser é a melhor opção.

Com hastes biodegradáveis de polipropileno, o Mini Flosser TePe se encaixa entre os dentes com a mordida, reduzindo os riscos de contaminação de bactérias e realizando uma limpeza interdental completa.

 

É importante lembrar que acessibilidade vai muito além de rampas e elevadores, é necessário pensar também em soluções para as dificuldades do paciente no seu “estilo de vida”. Tendo desta forma um atendimento mais humanizado e exclusivo.

É cuidador ou sofre com dificuldades motoras? Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais e deixe seu depoimento nos comentários!

A TePe está disponível nas melhores farmácias do Brasil e do mundo, para encontrar um revendedor perto de você, consulte com seu CEP na página onde comprar.

Recent Posts

Leave a Comment