Dente de leite bem cuidado garante saúde bucal adulta.

 In Público em geral

Cuidar dos dentes de leite não é brincadeira: evita cáries, problemas na gengiva e desconforto ao mastigar. E muito mais: boca de criança, mal cuidada, pode virar porta de entrada para algumas doenças infecciosas que, se atingirem os dentes permanentes, que já estão em formação, podem comprometer a dentição adulta.

“As pessoas têm o hábito de pensar que, porque o dente de leite vai cair um dia e ser substituído pelo permanente, a criança não precisa de uma higiene bucal cuidadosa. Isso é um engano. A primeira dentição é tão importante para a saúde da boca e do corpo quanto a segunda?, afirma o consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia, o dentista Rodrigo Moraes.

Especialistas alertam ainda que o cuidado com a dentição primária pode até evitar a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos, geralmente caros. E que traumas físicos, como pancadas nos dentes ou até fraturas, também prejudicam os dentes que ainda vão nascer.

Segundo Rodrigo, os cuidados devem começar assim que o bebê entrar em contato com outros alimentos, que não o leite materno, antes mesmo de ele ter dentes. ?A amamentação materna é rica em imunizantes. Quando esta é a alimentação exclusiva, não é necessário nem limpar a boca. Já se o bebê passa a comer outras coisas, a limpeza da gengiva passa a ser obrigatória?, recomenda Rodrigo, que completa: ?É preciso ainda evitar açúcares. Mesmo os naturais, como o mel, causam cáries?.

Pais devem ficar atentos: os pequenos têm que escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, além de criar o hábito de usar fio dental. ?É a melhor forma de proteger dentes de leite, e consequentemente os permanentes? diz.

Recomendações

CONSULTÓRIO
– A criança deve começar a ir ao dentista desde cedo para acompanhamento do nascimento dos dentes de leite. A partir dos 2 ou 3 anos, a visita ao dentista é recomendada uma vez a cada semestre.

BOCHECHO
– O enxaguante bucal deve ser sempre o recomendado pelo profissional.

PASTA DE DENTE
– Até os 2 anos, o creme dental não deve conter flúor. A partir desta idade, recomenda-se o uso de pasta com dose pequena de flúor, encontrada nos produtos de linha infantil.

ESCOVA DE DENTES
– As cerdas devem ser macias e com a cabeça pequena para que alcande os dentes de trás.

Fonte: O Dia Online

Recent Posts

Leave a Comment