Dente trincado: principais causas e tratamento

 Em Dia-a-dia, Público em geral

Dentes trincados podem prejudicar a saúde bucal e a estética. Descubra neste texto as principais causas, complicações e tratamento!

Sensibilidade ou desconforto nos dentes pode na verdade se tratar de uma rachadura. Mais comum nos dentes molares, o incômodo bucal pode variar e não se fazer presente o tempo todo, diferenciando-se desta forma da dor causada por um dente cariado.

Dentes trincados sem motivo aparente são mais comuns do que você imagina. A rachadura pode ser pequena demais para aparecer no raio-x ou estar na parte do dente que é encoberta pela gengiva, o que leva a um diagnóstico demorado e complicado.

Principais causas do dente trincado

  • Bruxismo;
  • Hábito de morder a caneta;
  • Mordida desalinhada ou cruzada;
  • Comer alimentos duros;
  • Dentes com grandes restaurações;
  • Pessoas que já fizeram tratamento de canal;
  • Habito de roer unha;
  • Quedas e fortes impactos.

Tratamento

Dentistas indicam que casos iniciais e simples de dentes trincados, que não causam dor, devem apenas ser acompanhados com consultas regulares ao consultório.

Casos mais graves que afetam o paciente: esteticamente, com dores, sensibilidade e até uma fenda grande devem ser tratados com reabilitação do dente, tratamento de canal ou até coroa dentária em casos gravíssimos.

Para evitar complicações futuras é de extrema importância que o dente trincado seja tratado desde o começo. O dente não cuidado pode se desgastar chegando até a raiz, gerando a necessidade de extração.

O tratamento das fendas dentais deve ser realizado no próprio consultório do dentista, a especialidade que deve ser procurada é a endodontia.

O que mais dificulta o tratamento é o tempo que o paciente leva até procurar por um dentista. As fendas dentais podem ser avaliadas em casa com aparelhos de transiluminação (como uma lanterna) para adiantar o diagnóstico e a sua solução.

Para descobrir os cuidados com a saúde bucal de pacientes com dente trincado, continue lendo!

Por conta da sensibilidade que a rachadura dental causa, é recomendado o uso de uma escova de cerdas ultra macias, para que a escovação não se torne um momento traumático.

Para a escovação diária de dentes sensíveis, a Gentle Care da TePe é a recomendação perfeita! Com 5.400 cerdas arredondadas, feitas de poliéster, ela promove uma escovação suave e efetiva para limpar todos os dentes sem causar sensibilidade ou incômodo.

A Gentle Care da TePe ainda conta com um cabo que permite boa empunhadura, cabeça triangular para alcançar os dentes posteriores confortavelmente e um pescoço longo e afinado para maior mobilidade.  

A limpeza dos dentes deve ser feita pelo menos 3 vezes ao dia ou após cada refeição para evitar o aparecimento de cáries, acúmulo de biofilme dental e doenças periodontais.

É importante lembrar que pacientes que já sofreram com dente trincado são mais propensos a desenvolverem o problema novamente, por isso é sempre tão relevante manter a sua saúde bucal em dia com consultas regulares ao dentista.

Banner Gentle Care

Para ter um sorriso sempre lindo e brilhante, use os produtos da TePe! Estamos disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo!

Para encontrar um revendedor perto de você, clique no botão e consulte com seu CEP ou endereço:

Banner Loja Perto de Você

Posts Recentes

Deixe um comentário