Dentes amarelados? 5 hábitos alimentares que contribuem para isso

 In Dente Amarelo, Dia-a-dia, Público em geral

Escovação: ok. Fio dental: ok. Consulta ao dentista: ok. Depois de todas as etapas concluídas, os seus dentes continuam amarelos? Pois você pode estar se esquecendo de um detalhe que danifica aos poucos os dentes: os hábitos alimentares. Diversos alimentos e bebidas possuem um alto nível de acidez e desgastam o esmalte, que é a proteção externa do dente. O resultado é: dor, descoloração e transparência.

Para ter um sorriso branquinho e livre de problemas, conheça no texto de hoje os maiores vilões dos dentes e evite-os!

Exagerar nos refrigerantes, sucos e café

A grande quantidade de açúcar presente nos refrigerantes contribui para a formação de cavidades. Mas, e as opções dietéticas? Bom, elas também prejudicam, pois contêm adoçantes artificiais, que possuem mais ácido.

Muitas vezes, substituir os refrigerantes por sucos também é ruim para os dentes. Os sucos de frutas são ricos em açúcar e, apesar de todos os benefícios que proporcionam, também ajudam a acumular cáries.

E o café? Ele tem se tornado o seu melhor amigo dos dias de trabalho? Pois saiba que essa bebida também causa o amarelamento dos dentes ao longo do tempo. Então, nada de abusar na hora do cafezinho da tarde!

Mastigar gelo

Sim, muitas pessoas possuem o hábito de mastigar gelo. Mas esse costume é muito prejudicial para a saúde dental, uma vez que irrita a gengiva e pode até rachar os dentes. É importante lembrar que alimentos muito quentes ou frios são os responsáveis pelas dores de dentes agudas e persistentes.

Doces, balas e chicletes em excesso

Certo, eles são deliciosos. Contudo, o consumo excessivo de doces significa o aparecimento das famosas e temidas cáries. Eles tendem a deixar resíduos açucarados que grudam nos dentes, e por isso é muito importante o uso do fio dental cuidadosamente, para evitar o contato com o esmalte da arcada por horas. Isso também inclui o chiclete, que contribui para a descalcificação.

Alimentos ricos em amido

Se você gosta muito de batatas fritas, deve ficar ainda mais de olho na escovação e uso do fio dental. Alimentos que contém amido se transformam em placa bacteriana, que produz ácidos prejudiciais ao dente, contribuindo para o desgaste. Por isso, é bom prestar atenção se há restos de alimentos mesmo depois da escovação.

Comer de três em três horas

Fazer pequenos lanches ao longo do dia ajuda (e muito!) a impulsionar o seu metabolismo, mas, em contrapartida, incentiva a sua boca a produzir menos saliva do que produziria quando come uma refeição inteira. A opção é escolher lanches que não são muito açucarados ou ricos em amido, como as cenouras. Os restos de comida podem ficar longos períodos de tempo na sua boca.

Você escova os dentes logo após as refeições? Esse hábito também pode ser um erro. Para não espalhar ainda mais o ácido no esmalte dos dentes, o ideal é esperar pelo menos 30 minutos para realizar a escovação.

Pequenas mudanças no seu estilo de vida ajudam a manter o sorriso perfeito. Que tal tomar sempre um gole de água depois de terminar a sua refeição?

E você, pratica algum desses hábitos alimentares? Então evite-os e volte ao blog para nos contar se o amarelamento dos dentes finalmente diminuiu!

 

Recent Posts

Leave a Comment