Dentes amarelos: o que você pode fazer para evitar o problema

 In Dente Amarelo, Dia-a-dia, Público em geral

Ter dentes amarelados pode causar grandes problemas emocionais. Saiba por que os dentes ficam nesse tom e como preveni-los.

Quem nunca olhou-se no espelho e dando um largo sorriso percebeu, assombrado, seus dentes amarelos?

O fato é que nem todo mundo consegue manter os dentes brancos de forma natural, ainda mais considerando que, com o envelhecimento, a tendência é que os dentes ganhem um tom meio amarelado mesmo, devido o desgaste natural do esmalte dentário.

É possível retardar esse processo e manter um sorriso saudável e bonito por muito mais tempo. Neste artigo, vamos entender porque os dentes ficam amarelos e como prevenir o problema. Vamos lá?

Causas dos dentes amarelos

O amarelamento dos dentes têm vários fatores: desde má higiene oral, passando por questões genéticas e até mesmo hábitos de vida podem fazer com que seus dentes fiquem mais ou menos amarelos.

Entenda como esses fatores contribuem para o problema:

Consumo de alimentos ácidos e/ou coloridos

Alimentos ácidos e/ou muito coloridos aceleram o processo de deterioração do esmalte do dente, levando ao seu amarelamento e/ou manchas.

Uso de cigarro

Fumantes também sofrerão com os dentes amarelos com mais intensidade, isso porque a nicotina e os metais pesados presentes no cigarro causam mancha nos dentes.

Genética

Fatores genéticos também podem influenciar a coloração dos dentes. Por isso, algumas crianças e adultos mesmo com a higiene oral em dia, possuem os dentes naturalmente mais amarelados.

Má higiene oral

Maus hábitos de higiene também aceleram a descoloração dos dentes, pois favorece o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Uso de medicamentos

O uso de alguns medicamentos como antibióticos, anti-histamínicos e anti-hipertensivos também podem causar manchas nos dentes.

É muito importante verificar os efeitos colaterais das medicações e conversar com seu dentista sempre que fizer uso contínuo de algum medicamento.

Como prevenir-se dos dentes amarelos

Para garantir um sorriso bonito, longe dos dentes amarelos, o melhor caminho é a prevenção.

Sabendo disso, separamos 3 dicas infalíveis que, com certeza, vão te ajudar. Vem conferir!

1. Evite o consumo de alimentos que mancham os dentes

Lembra dos alimentos ácidos e coloridos que causam o amarelamento dos dentes? Pois é, evite-os sempre que puder. São eles:

  • café;
  • vinho tinto e vinho branco;
  • balas em geral;
  • refrigerantes, principalmente os de cola e com alto teor de colorantes;
  • molho de tomate;
  • Molho de soja;
  • vinagre balsâmico;
  • alimentos com alto teor de açúcar.

Dica: Se não conseguir evitá-los, lembre-se de escovar os dentes após comê-los ou pelo menos enxaguar bem a boca para evitar as manchas.

2. Capriche na higiene bucal

Manter uma rotina de higiene oral saudável e correta ajuda a evitar a formação de placas e tártaro que deterioram o esmalte e causam o amarelamento dos dentes.

Estimule o hábito da escovação pelo menos três vezes ao dia em toda a família, sempre lembrando de usar o fio dental diariamente e finalizar a higiene oral com o enxaguante bucal.

Dica: Caso opte por usar creme dental com ação clareadora, lembre-se de comunicar ao seu dentista e pedir orientações sobre o seu uso, já que esse tipo produto tem um maior índice de abrasividade que exige certo cuidado na escovagem.

3. Invista em tratamentos de clareamento

Se os seus dentes já estão bem amarelos, a melhor solução é investir em um tratamento de clareamento dental.

O clareamento a laser, técnica empregada obrigatoriamente em consultórios odontológicos é um dos métodos que apresenta resultados mais rápidos — de 1 a 3 sessões, dependendo do estágio das manchas.

Ele utiliza gel com alta concentração de ativo clareador e laser. O dentista ainda poderá indicar o uso de outros produtos para ser usados em casa (clareamento caseiro supervisionado), para potencializar os resultados do clareamento clínico a laser.

Dica: é recomendado que este tratamento seja feito no consultório odontológico com supervisão do dentista e nunca o método caseiro não supervisionado, pois podem prejudicar o esmalte e danificar a estrutura dos dentes.

Manter um sorriso saudável e branquinho é possível! Para isso, fazer consultas periódicas ao dentista é essencial, pois somente ele poderá identificar os problemas em estágios iniciais e indicar os melhores tratamentos e cuidados.

Gostou das nossas dicas para prevenir os dentes amarelos? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais e ajude-os a conquistar um sorriso mais bonito!

Recent Posts

Leave a Comment