Dentes sensíveis: saiba as principais causas e prevenções

 em Público em geral

Você já tomou um sorvete e sentiu aquele desconforto em seus dentes? A sensibilidade dentária nem sempre é vista como um caso de alerta, mas quando em excesso leva, além de desconforto, uma série de outros problemas de saúde para uma pessoa. Existem diferentes graus e motivos que fazem você sentir dores ao tomar um gelado, quente ou simplesmente tocar na sua arcada dentária.

Não sabe como tratar e nem o por que de repentinamente seus dentes começaram a doer? Veja as principais causas e saiba como se prevenir deste problema que é cada vez mais comum entre as pessoas, independentemente de suas faixas de idade.

Principais Causas

A lista de motivos que levam você a ter dentes sensíveis é extensa. Além das razões reconhecidas pela medicina, ainda existem aquelas que englobam a genética e cuidados também. Abaixo foram selecionadas as principais. Veja quais dos pontos abaixo fazem parte da sua rotina de vida e como tratá-los.

Escovação Errada

Muitas pessoas não se atentam na hora de escovar os dentes. Forçar e fazer pressão com a escova não tirará mais sujeiras da sua boca, mas danificará a gengiva e levará a um problema chamado “retração da gengiva”.

Isso significa que ela vai se afastando e deixando seus dentes cada vez mais expostos na região próxima à raiz. Isso causará um desconforto incrível e a correção é feita apenas com enxerto. A escovação correta e sem força é muito importante para manter seus dentes protegidos.

Escovação em Exagero

Você deve ter crescido ouvindo do seu pai e da sua mãe que escovar os dentes sempre após as refeições evita uma série de problemas. Isso de fato é verdade, mas existem pessoas que levam isso a sério demais e exageram. Sabe aquela máxima que diz “tudo demais é veneno”? É bem por aí.

Quando você escova os dentes além da conta, desgasta o esmalte mais facilmente e deixa os dentes totalmente sensíveis. O esmalte dentário é uma espécie de capa que protege sua arcada dentária e, sem ele, você sentirá certos desconfortos ao comer uma série de alimentos. Mantenha uma escovação de três vezes ao dia, suficiente para deixar os probleminhas bem longe de sua boca.

Já ouviu falar do bruxismo?

O bruxismo é, de certa forma, um vício que algumas pessoas têm. Ele consiste no ranger dos dentes com frequência, o que gera um grande desgaste do esmalte de seus dentes. Então atente-se àquele momento de raiva, nervoso, ansiedade ou àquela mania descontrolada de ficar friccionando um dente no outro, pois pode acabar com problemas bem mais sérios do que pensa.

Enxaguantes Bucais: Bons ou ruins?

Se tiver álcool na composição, ruim…Muito ruim! Os enxaguantes bucais são excelentes para manter seus dentes longe de algumas bactérias, mas aqueles mais fortes afetam o esmalte dentário e deixam sua arcada totalmente sensível.

Eu não Cuidei. E agora?

Se você não conhecia as causas acima ou se viveu outro problema que gerou a sensibilidade de seus dentes, não precisa se preocupar. Algumas consultas e um bom dentista resolvem o seu problema com eficiência. O tratamento consiste na reposição do esmalte e reconstrução de uma arcada dentária forte e pronta para voltar a comer e beber tudo o que você tem direito.

Mas dessa vez, bastante cuidado e atenção! Se você já passou pelo problema sabe muito bem o desconforto que é ter dentes sensíveis, não é verdade? Então mantenha-se alerta e continue com a saúde bucal sempre em dia!

Publicações recentes

Deixe um comentário