Dentição de leite: 5 dicas para cuidar dos primeiros dentes do seu filho

 In Para seus filhos

A primeira dentição das crianças, conhecida como “dentes de leite”, tem importância fundamental para a saúde dos dentes definitivos. Porém, muitas vezes, os cuidados com a higiene, seu crescimento e desenvolvimento são negligenciados, pois alguns pais acreditam que, por ser temporária, a dentição de leite não precisa de cuidados especiais.

Os dentes de leite (decíduos) começam a nascer a partir dos seis meses de vida, e por volta dos seis anos (e até os doze, em média) começam a cair para dar lugar aos dentes permanentes. Os vinte dentes de leite (dez na arcada superior e dez na inferior) têm a mesma estrutura dos dentes permanentes: coroa, raiz e polpa. A diferença entre eles fica por conta do tamanho e formato.

Além de educar a criança para a importância da higiene e dos cuidados tanto com a dentição de leite quanto com a dentição permanente, existem alguns hábitos essenciais para evitar problemas nos dentes e gengivas e garantir um sorriso bonito e saudável desde a infância.

Confira nossas dicas para cuidar da dentição de leite do seu filho:

1 – Evite o açúcar em excesso

O maior vilão dos dentes, especialmente na infância, é o açúcar. Balas, doces, chocolates e guloseimas devem ser consumidos com moderação, já que além do aumento do risco de cáries, esses alimentos também podem prejudicar a saúde do corpo de forma geral.

A cárie de mamadeira, por exemplo, pode aparecer já nos primeiros meses de vida, causando dor e dificultando a alimentação. Evitar o excesso de açúcar é a melhor maneira de prevenir problemas bucais na criança.

2 – Mantenha uma higiene adequada

As crianças normalmente apresentam alguma resistência à escovação dos dentes, especialmente quando a dentição de leite começa a dar lugar aos dentes permanentes.

Cabe aos pais enfrentar essa resistência e insistir na escovação diária, ao menos três vezes por dia (após as principais refeições e antes de dormir). Para tornar esse momento mais tranquilo e lúdico, os pais podem recorrer a histórias, músicas e brincadeiras, associando a higiene dos dentes a coisas positivas.

3 – Use produtos adequados para crianças

Para estimular a criançada a manter bons hábitos de higiene, existem produtos específicos para todas as idades, desde a escova (em tamanho menor, com cabeça pequena e cerdas macias; desenhos e personagens do mundo infantil são bem-vindos) até cremes dentais com sabor de frutas e passadores de fio dental para facilitar a limpeza entre os dentes.

É importante lembrar que a pasta de dentes não deve conter flúor (até os dois anos de idade) e não pode ser engolida.

4 – Faça visitas regulares ao dentista

A primeira visita ao dentista deve acontecer antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes do bebê, e ser repetida a cada seis meses. As visitas preventivas incluem a avaliação do nascimento dos dentes, sua posição, orientações sobre higiene e aplicação de flúor ou selantes quando for necessário.

Na época da transição da dentição de leite para a permanente, essas visitas são ainda mais importantes, tanto para reforçar a importância da higiene na prevenção de inflamações, cáries e sangramentos, quanto para avaliar se o processo está ocorrendo como o esperado.

5 – Não force a queda dos dentes

Os dentes de leite caem devido à pressão feita pelos dentes permanentes, e esse processo pode demorar dias ou até semanas. É importante não apressar a queda, forçando ou puxando os dentes quando eles começam a amolecer — a perda do dente deve ocorrer naturalmente, exceto em casos especiais avaliados pelo dentista.

Os cuidados com a dentição de leite são de extrema importância para a saúde dos dentes permanentes e os bons hábitos de higiene aprendidos na infância tendem a se manter até a idade adulta, garantindo um sorriso saudável e bonito em todas as fases da vida.

Para saber mais sobre isso, leia o nosso artigo sobre como um dente de leite bem cuidado garante saúde bucal adulta!

Recent Posts
Comments
  • Cheyanna
    Responder

    Good website! I truly love how it is simple on my eyes and the data are well written. I am wondering how I might be notified whenever a new post has been made. I have suisbrbced to your RSS feed which must do the trick! Have a nice day!

Leave a Comment