Dentista da seleção brasileira de futebol fala sobre a saúde bucal dos jogadores.

 In Sem categoria

Em entrevista concedida ao APCD Jornal – Junho de 2010 (da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas), o Dr. Carlos Sérgio de Araújo fala sobre a influência dos problemas bucais na rotina e no desempenho dos atletas. A jornalista Mariana Pântano é a responsável pelo conteúdo.

Na entrevista o Dr. Carlos comentou que quinze anos atrás apenas dez por cento dos clubes brasileiros se preocupavam com a situação bucal dos seus atletas e que hoje, apesar das inúmeras evidências relacionadas aos traumas bucais e a perda de desempenho por problemas dentários, apenas 50% dos clubes dispõe de uma equipe de odontologia na sua comissão médica interdisciplinar de saúde.

Essa é uma das questões de infra ? estrutura em um país que irá sediar eventos do porte de uma Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O Ministério da Saúde poderia se juntar ao do Esporte e normatizar a obrigação de que todo clube ou seleção (de qualquer esporte) – disponha, ao menos, de um dentista em seu grupo de profissionais de saúde.

Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontology.

Recent Posts